


Há pelo menos 10 anos.
60 m2
- Pertinência de criar um espaço susceptível de proporcionar experiências pedagógicas em temas associados à natureza e ciclos vegetativos; - Identificar plantas (aromáticas e outras), sementes e flores; - Proceder ao cultivo de diferentes espécies hortícolas, observando as regras e procedimentos respectivos (época, sementeira, rega, transplante, manutenção, etc); - Conhecer os procedimentos inerentes à preparação do terreno tendo em conta as especificidades da sua utilização; - Vivenciar o processo vegetativo das espécies numa perspectiva de formação ecológica e científica; - Identificar e saber manusear corretamente os utensílios mais usuais; - Conhecer a técnica da compostagem, enquanto aproveitamento de resíduos orgânicos convertíveis em fertilizantes.
Abertura à comunidade escolar, diversidade de espécies vegetais, compostagem, interdisciplinaridade.
Fornecimento de sementes e plantas juvenis e colaboração direta nos trabalhos da horta.
Conhecimento in locco dos procedimentos de sementeira, colheita e compostagem; pretexto para serem organizadas mostras (feiras) de produtos hortícolas e derivados; a partir de observações diretas, pretexto para serem elaborados trabalhos de pesquisa relativos ao tema.
De acordo com o interesse manifestado pelos professores tendo em conta os conteúdos das respetivas disciplinas. Operacionalização com base num horário pré-definido.
Recorrendo às técnicas, processos e utensílios tradicionais da hortofluricultura. Utilizando o composto como fertilizante do mesmo.
Sim
Principais: Leguminosas, hortaliças e ervas aromáticas.
Dependendo da quantidade e caraterísticas das espécies plantadas bem como das condições climatéricas (pé a pé, aspersão e regador).
Usando processos e produtos biologicamente não agressivos, provenientes muitas vezes, da cultura popular.
Mostra e prova de iguarias confecionadas a partir dos produtos da horta; fotografia; textos alusivos; exposição de espantalhos; valorização estética do muro adjacente.