


Mais ou menos desde 2007-2008
4 metros quadrados
Um dos objetivos na criação da horta foi dar a conhecer aos alunos a importância que a agricultura biológica tem e que esta é um tipo de agricultura diferente da que conhecemos. Ela fornece-nos alimentos frescos, saborosos e autênticos e ao mesmo tempo respeita os ciclos de vida naturais.
Em primeiro é um projeto que apela ao consumo de produtos naturais sem fertilizantes; é o dar a conhecer que os produtos podem ser frescos e para consumo próprio.
Uma vez que, a horta está a ser dinamizada pelos formanados do Ensino Recorrente, idades estas que variam entre os 30 e os 85 anos, alguns são familiares de alunos que frequentam a própria escola. Participam com entusiasmo, também porque são pessoas que têm gosto pelo cultivo.
A horta tem sido uma mais valia pois tem promovido a alterações de estilos de vida mais saudáveis, as crianças aprendem os valores nutricionais, assim como os seus benefícios para a saúde. Desperta o gosto pela curiosidade, nomeadamente na escrita dos produtos cultivados assim como o entusiasmo pela rega.
É feito uma manutenção da horta pelos formandos do recorrente e também foi apresentado pelo coordenador do eco-escolas uma escala que envolve todas as crianças. Esta manutenção é feitas nas horas de otl.
O solo é cavado, retira-se todas as ervas e é colocado no compostor.
Sim
Na horta foi cultivada a semilha(batata), brócolos, morangueiros, ervas aromáticas, favas, alfaces, couves e pimentão.
A gestão da rega é feita através de garrafões, método gota a gota.
Caso se verifique alguma praga ou doença a planta é borrifada com água e sabão.
Em torno da horta, o que a escola faz é retirar os produtos para serem confeccionados na cozinha e colocados na confecção da sopa dos discentes.