


2 anos
70m2
Requalificar um espaço desativado (antiga estufa da Autarquia). Sensibilizar as crianças para uma agricultura biológica/familiar. Proporcionar momentos de lazer e de aprendizagem. Sensibilizar para uma alimentação saudável. Sensibilizar para estilos de vida saudáveis, brincar ao ar livre com terra, pedras, pauzinhos...
Ser uma horta no centro da cidade. Ser um espaço desativado há bastante tempo. Ser um espaço onde as crianças podem beneficiar de momentos de lazer e de aprendizagem. Ser um espaço criado com a colaboração de vários parceiros (Autarquia, Junta de Freguesia, pais, crianças, educadoras, assistentes operacionais, fmilia com rendimento de inserção...)
Através das avaliações feitas periodicamnete, nas reuniões de pais. Através de informação levada pelas crianças para casa. Através do face book e blog. Através de conversas formais e informais.
As crianças pedem para ir à horta com bastante frequência. A comunidade toma conhecimento e conversa sobre algumas atividades que periodicamente publicamos no jornal do AEG e jornal local.
No período de calor, diariamente vão grupos de crianças, à horta regar. Todas as semanas deslocamo-nos à horta para limpar o terreno de cultivo das ervas daninhas. Semanalmente, às 6ªs feiras, vamos ver a evolução/crescimento das plantações e sementeiras.
Apenas com composto feoto por nós e adubo orgânico.
Sim
Batata, feijão, ervilhas e favas. Morangos. Alfaces e couves. beringelas e courgetes. Árvores de fruto (cerejeira, macieira, diospireiro, pessegueiro, laranjeira, nespereira, oliveira)
Com água da chuva e da rede, uma vez que não temos poço.
Com produtos naturais (para o piolho das favas colocámos água com sabão azul).
Confeção de sopas. Confeção de saladas. Confeção de pão com bolotas dos carvalhos. Confeção de creme para a pele com alfazema. Feira de venda de produtos construidos pelas crianças, entre eles o creme de alfazema. Construção de uma tenda para piqueniques.