


A Escola Profissional da Praia da Vitória tem uma Quinta Pedagógica há 11 anos, onde são lecionados todos os cursos da área agrícola.
A Quinta Pedagógica tem uma área de aproximadamente um hectare (1000m2) no entanto, a horta que irá fazer parte do projeto será uma das parcelas da quinta com uma área de aproximadamente 100m2. Esta está dividida em 4 folhas (rotações), apresentando, cada
Os objetivos são a formação de jovens e adultos na área agrícola e afins visando, ao mesmo tempo, incutir o gosto pela agricultura, pela sustentabilidade do planeta e pelos seus ecossistemas e ainda por uma alimentação mais saudável.
Podemos apontar as técnicas utilizadas (rotações, adubação verde, …), as cultivares utilizadas (sementes de geração livre dadas por muitos agricultores pais de alunos) e algumas formas de cultivo (consociar o tradicional com técnicas modernas).
Troca de sementes, experiências, técnicas e formas de cultivo.
Conhecer ciclos de produção, conhecer novas cultivares, conhecer e perceber a sustentabilidade do planeta e da economia familiar.
O professor faz uma planificação semanal de tarefas, as quais são distribuídas pelos alunos dos dois turnos. Estes, executam as tarefas que são elementos de avaliação para o final do módulo da disciplina.
O solo é preparado primeiro com uma adubação verde, com a incorporação de composto (quando necessário), e a sua mobilização é feita com a motoenxada, sendo feita uma pseudo-lavoura.
Sim
Nesta altura a horta está com uma cultura de adubação verde, sendo as cultivares à base de leguminosas (fava, tremoço). Aquando das sementeiras será apresentado o projeto e as cultivares utilizadas.
A rega é praticamente inexistente, isto porque nos Açores a pluviosidade é regular ao longo do ano.
É feita através da observação direta e registo.
Todos os produtos hortícolas são destinados ao uso culinário na cantina da Escola Profissional da Praia da Vitória, à alimentação dos animais da Quinta e por vezes à doação às famílias dos alunos mais carenciados da escola.