


Esta hortinha existe desde Janeiro de 2013! Há anos atrás já tinha existido uma.
Cerca de 225 m (15 x 15 m)
- Dar formação, na área da agricultura, a alunos do Ensino Especial, CEI (Currículo específico individual). Dar a conhecer as plantas hortícolas, aos alunos em geral, permitindo o seu contacto e tomada de gosto. Dar a conhecer e motivar para as técnicas de agricultura biológica, favorecendo a sustentabilidade e a saúde humana. Incentivar a comunidade local a praticar agricultura biológica, conhecendo suas vantagens e técnicas. Promover uma alimentação equilibrada. Conhecer a técnica e vantagens da compostagem. Conhecer algumas práticas de agricultura biológica. Participar no Programa Eco-Escolas.
O trabalho de alunos do ensino especial, com sérias dificuldades de integração no meio escolar , conseguiu congregar toda a comunidade escolar em volta da agricultura biológica, e todos os congratulam pelo trabalho que conseguiram desenvolver e pelos bons resultados atingidos.
Colaboração com ofertas para enriquecer a horta, quer sementes ou plantas jovens. Convidados a visitar a horta, guiada pelos alunos ou funcionários envolvidos na horta, Convidados a adquirir alguns produtos "verdinhos".
Visitas diversas à horta. comentários nas fotos postadas no facebooke do eco-escolas da escola. Obtenção de produtos da horta, todos os produtos foram sempre escoados em cerca de 30 minutos. Todos queriam participar. Fotografias tiradas na horta...
Floricultura e aromáticas estão a cargo da Lalá e hortícolas da responsabilidade do Helder e Rafael. O Prof. de Ensino Especial e Sr. Carlos definem tarefas que são distribuídas aos alunos. Solicitam ainda apoio de outros ateliês nomeadamente de informática, para a elaboração de letreiros com identificação das plantas. Houve ainda alunos do ensino regular que fizeram monda e outros que estiveram nos mercadinhos da horta! Divulgação, interligação com directores de turma e outros … interligação com outras entidades, nomeadamente para formação: como se faz compostagem? E fornecimento de materiais (composto e paletes para realização do próprio compostor). Pesquisa e estudo no sentido de aprofundar e aplicar técnicas de agricultura biológica, nomeadamente na internet e consulta do Guia Verde das Hortas e Jardins da DECO Proteste com a colaboração da Agrobio.
A preparação do solo foi por sacha e enriquecimento por composto resultante de compostagem . Este foi oferta uma vez que a compostagem na escola estava a dar os primeiros passos.
Sim
Alface e cebola; Alface e couve, cenoura e cebola. Feijão verde e ervilha.
A rega é feita por aspersão ou por regos, dia sim, dia não, em função da necessidade observada devido às condições climatéricas observadas.
Observação e ataque manual, relações biológicas (joaninhas comem pulgões) como se pode ver nas fotos, monda manual, colocação de rede para protecção de culturas. Pela associação de culturas, pela proximidade de aromáticas.
Mercados/ disponibilização no pátio da escola e na sala de professores de artigos obtidos na horta - para alunos, técnicos operacionais, encarregados de educação e professores...ou seja toda a comunidade escolar!, concurso de espantalhos, visitas guiadas à horta por alunos dos diversos anos de escolaridade, desde o 5.º ao 9.º ano, inclusive os futuros alunos, que aquando dos exames de matemática e português também conheceram a horta! Postagem de fotografias e perguntas no facebook do eco-escolas da nossa escola com "advinhas" sobre as plantas da horta! publicitação da horta também no jornal da escola e outras publicações no comunidade local (extra escola) . Participação na Feira Biológica Terra Sã - promovida pela Agrobio. Foi ainda realizada pesquisa na área da agricultura biológica, seja em livros ou mesmo na internet.