


A horta existe desde o ano letivo anterior.
8 metros quadrados
Sensibilizar para a importância da Agricultura Biológica na nossa alimentação e desenvolver o espírito de inter-ajuda nas tarefas a desempenhar no cuidado e tratamento da horta.
Durante muitos anos, os espaços (canteiros) da escola não foram utilizados e desde o ano letivo anterior que os alunos cuidam da horta, transformando um espaço que estava (quase) ao abandono, num espaço organizado e aproveitado porque retiram de lá alimentos para serem consumidos.
Os professores juntamente com a Comissão de Pais decidem o que plantar; os pais compram as plantas e sementes escolhidas; quando há produtos alimentares prontos para consumo, a Comissão de Pais faz um pequeno mercado/venda dos produtos à porta da escola e confeciona, sempre que possível.
Nesta primeira fase (fevereiro), cada aluno plantou e/ou semeou, com a ajuda das auxiliares e professores, e identificaram com 'placas' os produtos plantados/semeados. Nos meses seguintes, cada turma ficou responsável por retirar as ervas que nasciam e, sempre que necessário, regaram as plantações.
Inicialmente, os funcionários da Junta de Freguesia cavaram a terra e, com a participação dos alunos, retiraram todas as raízes e ervas,
Não
Cenoura, alface, couve, ervilhas, coentros, cebola, morangos, salsa, ...
A rega foi efetuada pela manhã ou à tardinha, apenas quando houve longos períodos de ausência de chuva.
Para controlar o aparecimento de pragas espalhámos cinza e borras de café.
Proporcionámos atividades de sensibilização sobre alimentação saudável no desenrolar do trabalho curricular, bem como na participação de uma sessão com uma nutricionista. Desde maio que os produtos agrícolas são vendidos às famílias, professores e auxiliares. No Dia Eco-Escolas (13 de junho) faremos uma pequena feira com os produtos ainda existentes.