

Há cerca de 10 anos. No entanto, só é dinamizada por alunos há 2 anos.
300 m2 (dos quais 20 m2 são dinamizados pelos alunos)
O espaço onde a horta existe pertence à comunidade de Irmãos Maristas que existe na Escola. Desde há alguns anos que um dos Irmãos (professor de 1º Ciclo) dinamiza com os alunos a horta, aproveitando o espaço para explorar também conteúdos. Há 2 anos, que alunos de 3º ciclo, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, dinamizam este projeto, para assim explorarem quer conteúdos da disciplina, quer para promover ações sustentáveis na escola. No entanto, as más condições atmosféricas dos meses de fevereiro, março e abril, dificultaram muito o acesso à horta, pelo que as plantações foram tardias e os resultados aquém do desejado. Mas o mais importante foi dinamizar um espaço e mostrar ao grupo de alunos envolvidos a importância do cultivo e a facilidade com que é possível fazê-lo dentro da cidade.
Para além da interdisciplinariedade entre ciclos, o projeto destaca-se pela interação entre alunos, professores e comunidade de Irmãos Maristas, num espírito de entreajuda e colaboração contínua.
A Associação de Pais e Mestres mostrou-se muito interessada com a apresentação do projeto no dia Eco-Escolas e disponibilizou-se para ajudar a dinamizar no próximo ano letivo.
Os alunos do pré-escolar, motivados pela visita à horta, também quiserem fazer uma pequena horta junto da sua sala de aula.
Os Irmãos e os funcionários ocupam-se da rega de toda a horta. Na parte da horta dedicada aos alunos, são eles quem semeia, quem monda (retira as ervas daninhas) quem rega e quem colhe. Os alunos são agrupados e, semanalmente, há um grupo que executa as tarefas, juntamente com um professor. Os produtos obtidos são fundamentalmente consumo da comunidade.
O terreno é revolvido, com a ajuda de enxadas e ancinhos. Parte deste trabalho é feito pelos alunos, mas a maioria do terreno é revolvido pelos Irmãos.
Sim
- Ervas aromáticas; - Courgette; - Couve lombarda; - alfaces; - tomate; - Chuchu.
A rega é efetuada pelos funcionários, pelos Irmãos e pelos alunos.
Existem algumas espécies que são cultivadas para controlo natural de pragas. Exemplo: Tomilho, salsa, etc.
Este ano a produção obtida foi/é fundamentalmente para confeção de refeições. A produção reduzida (fundamentalmente associada às geadas do mês de março que danificaram muito a horta) fez com que não fosse possível vender legumes no Dia de Champagnat (Dia Eco-Escolas).