


Há já 5 anos que fazemos uma mini horta.
São 6 a 8 garrafões e três a quatro tabuleiros de plástico.
Criamos a horta para que todos possam compreender e vivenciar a evolução duma planta ou o iiciar duma semente a transformar-se em planta.
A grande vontade de experienciar uma mini horta com fertilizante obtido através do nosso compostor, leva-nos a utilizar aquilo que é possível para conseguirmos realizar esta ação : tabuleiros de plástico / garrafões de plástico ...
Os alunos falam com os Pais sobre estas atividades e os Pais quando os levam ou vão buscar à escola, vão verificar o andamento da mini horta e dão uma ajudinha e por vezes trazem-nos plantas.
Os Pais colhem ervas aromáticas dos nossos vasos improvisados e também salsa.
Os alunos do 4º ano têm a responsabilidade de ir à cozinha buscar água de lavar os legumes, borras de café que misturam na água e vão sempre buscar grupos de alunos doutras faixas etárias para os ajudar na rega.
Fomos à Praia apanhar algas. Lavamo-las muito bem para extrair o sal e colocamo-las no fundo dos garrafões onde depois colocamos as ervas aromáticas.
Sim
Nem sempre plantamos as mesmas coisas. Umas vezes é salsa, nabiças, às vezes tomates e morangos. Desta vez plantaram milho e temos duas espigas a formarem-se.
Só se regam as plantas de manhã cedo ou ao final do dia. Nunca o fazemos nas horas de calor. E só se regam quando a terra está a ficar muito seca.
Não costumamos ter pragas nem doenças.
Normalmente colhemos os produtos e nesse dia fazemos parte da confeção duma refeição onde sejam utilizados e ao almoço comemo-los.