


4 anos
50m
A agricultura biológica enquadra-se num desenvolvimento sustentável pois tem em conta a qualidade de vida das gerações presentes e futuras, nesta casa chamada Terra
Na agricultura biológica só são utilizadas praticas que não afectem negativamente o ambiente. Não são usados pesticidas nem herbicidas de síntese e os fertilizantes utilizados são naturais, provenientes da compostagem dos resíduos orgânicos. Outras práticas culturais são essenciais na agricultura biológica, como a manutenção da diversidade das culturas, a selecção de culturas adaptadas às condições da região, a rotação de culturas e as consociações. Para a agricultura biológica a saúde do solo é considerada como fundamental para a saúde das plantas, e os seres vivos são considerados preciosos auxiliares no combate de pragas e doenças.
PREPARAÇÃO DO TERRENO Antes de iniciar a preparação dos canteiros, limparam o terreno com auxílio de algumas ferramentas como enxada, ancinho e carrinho-de-mão. ,Com auxílio de uma enxada e trator reviram a terra a uns 15cm de profundidade. ,Com o ancinho, desmancham-se os torrões, retirando pedras e outros objectos, nivelando o terreno. ,Iniciaram a demarcação dos canteiros com auxílio de estacas e cordas. ADUBAÇÃO DOS CANTEIROS Atrvés de resíduos vegetais e animais, tais como palhas, galhos, restos de cultura, cascas e polpas de frutas, pó de café, folhas, esterco e outros, quando acumulados são decompostos e, com o tempo, transformam-se em adubo orgânico ou húmus, também conhecido por composto. O composto foi colocado na horta para posteriormente fazer os canteiros. PLANIFICAÇÃO DA HORTA ,A selecção das plantas a cultivar na horta, foi feita sempre que possível recorrendo ás necessidades da nossa população escolar e á região onde estamos inseridos, diversificado de culturas, tendo em atenção o ciclo de vida das várias plantas. No caso de algumas plantas recorremos à sementeira directa (em local definitivo), para outras recorremos à sementeira em viveiro, para posterior transplante.
COMO CUIDAR DA HORTA A horta é regada regularmente pelos alunos envolvidos. O solo não pode ficar encharcado para evitar o aparecimento de fungos. Os alunos, professores e funcionários envolvidos mantem a horta limpa, retiram as ervas daninhas e outras sujidades diariamente com a mão. A cada colheita,fazemos a reposição do composto para garantir a qualidade da terra e dos produtos hortícolas. Este projeto garante uma diversidade de experiencias e garante o bem estar fisico e psicologico dos envolvidos, assim como ,uma grande responsabilidades e autoestima dos alunos com necessedades educativas especiais.
A horta é regada regularmente pelos alunos envolvidos. O solo não pode ficar encharcado para evitar o aparecimento de fungos. Os alunos, professores e funcionários envolvidos mantem a horta limpa, retiram as ervas daninhas e outras sujidades diariamente com a mão.
ADUBAÇÃO DOS CANTEIROS Atrvés de resíduos vegetais e animais, tais como palhas, galhos, restos de cultura, cascas e polpas de frutas, pó de café, folhas, esterco e outros, quando acumulados são decompostos e, com o tempo, transformam-se em adubo orgânico ou húmus, também conhecido por composto. O composto foi colocado na horta para posteriormente fazer os canteiros.
Sim
-Tomateiros, -corgetes, -Beringelas, -couves, -Batatas, -Aboboras, -Alfaces, -Salsa, -Tomilho, -Coentros, -Alfazema, -Cidreira, -
Sistema gota a gota.
Através do conhecimento das doenças, pragas e auxiliares mais comuns numa horta é muito importante para garantir uma boa vigilância, quase diária, que permita detectar de imediato se alguma coisa não estiver a correr bem… Deteção diária e utilização de utilização da sabedoria popular dos idosos da região.
Confeção de saladas e sopas.