


5 anos
25m2
Oferecer aos alunos em geral e os do ensino especial formação nesta área. Formação de currículos para alunos com CEI. Participar no Eco-Escolas.
A escola poder oferecer e dar formação a alunos com CEI, ou a alunos que se inscrevam nos clubes- Jardinagem, agricultura, olaria e culinária.
As famílias são envolvidas através da solicitação para acompanhamento dos filhos na pesquisa de informação. Alguns pais são ainda solicitados a participar com sementes ou outros materiais.
Aos alunos com necessidades educativas permanentes, passaram a ser muito bem aceites pelos colegas da turma e da escola. Neste momento todos os alunos convivem em perfeita harmonia e respeito pelo outro.
A horta está constituída por vários "canteiros" , cada um com a sua cultura. Todos os dias cada professor dirige-se à horta e à estufa, onde o Sr. Filipe, lhes dá as indicações do trabalho a ser feito, as tarefas são preparadas em equipa ( prof. Ensino Especial, professor acompanhante e o técnico da CMTV) , de acordo com as dificuldades e aptidões de cada aluno.
O solo é preparado da seguinte forma: 1- cava onde é misturado o húmus produzido no compostor e quando necessário mistura-se terra preta arenosa- Outubro e Novembro. 2- Dezembro, Janeiro e Fevereiro- Vão preparando os canteiros e semeando as primeiras culturas ( favas e ervilhas)
Sim
Favas, ervilhas, alfaces. brócolos, couve portuguesa, couve de bruxelas, feijão verde, tomate. O esquema da horta foi realizado pela Tatiana com a ajuda do Ruben ambos alunos NEEs permanentes.
A rega é gota a gota.
A monitorização e controlo das pragas é feita pelo alunos com o Sr. Filipe e a Engª nas alturas que ela própria controla. Não são utilizados produtos químicos para combate das mesmas. A Engª é que faz as preparações com produtos permitidos e para o qual estes alunos podem utilizar sem qualquer perigo. assim por fezes não é muito eficaz, o ideal seria combater uma praga com outra praga, mas por enquanto na escola ainda não está a ser usada em virtude de muitos dos alunos serem portadores de deficiência mental.
Mercados e confeção de alimentos pela oficina da culinária. A semana Eco-Escolas, com a plantação das árvores pelos alunos do 6º ano e sementeira de árvores pelos alunos do 5ºano. Este ano ainda não foi realizado nenhum.