
Escola EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz
a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Esta horta iniciou-se no presente ano letivo
Área aproximada da horta
1200 Metros quadrados
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A horta pedagógica e biológica da escola foi concebida e promovida numa perspetiva de reutilizar o seu potencial educativo no sentido de proporcionar uma mais completa e eficiente educação alimentar da comunidade escolar com envolvimento das famílias. Pretende-se, pois, que esta se constitua como um importante recurso educativo que proporcione oportunidades para a compreensão da origem dos alimentos, a observação do seu desenvolvimento e dos processos de produção, bem como, o conhecimento dos alimentos hortícolas e da respetiva sazonalidade. É uma atividade que permite uma melhoria da qualidade ambiental através da manutenção da qualidade de solo e da biodiversidade e, consequentemente, da estrutura ecológica. Os principais objetivos da sua criação foram: • Fomentar a prática tradicional ou biológica, dando oportunidade de cultivar os produtos com os alunos; • Promover uma alimentação saudável com produtos biológicos; • Sensibilizar a comunidade escolar e suas famílias para o respeito e defesa do ambiente; • Valorizar o espírito dos alunos na utilização do espaço e na manutenção do mesmo; • Potenciar a utilização da compostagem e sensibilizar relativamente às questões dos resíduos; • Promover a formação pedagógica dos alunos, no que diz respeito à produção de alimentos saudáveis através das práticas amigas do ambiente; • Proporcionar oportunidades para os alunos observem e compreendam a origem de alguns alimentos, o ciclo de vida das plantas que os originam, a sua sazonalidade e as condições de produção.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A originalidade consiste que estas hortas são modelos de promoção da educação ambiental desenvolvendo conceitos de desenvolvimento sustentável que é uma ferramenta indispensável para a construção de novos saberes e atitudes orientados para o desenvolvimento de uma sociedade preocupada com questões ambientais, enquanto fator essencial à qualidade de vida.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 7
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Higiene , saúde e segurança no trabalho; Horticultura ; Ciências Naturais ; PTA
- N.º de alunos envolvidos: 22
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: todos os EE dos 22 alunos
Como são envolvidas as famílias?
• Intercâmbio de saberes; • Doação de sementes; • Workshops sobre Segurança Alimentar e Nutricional; • Mediadores de informação com o exterior; • Consumo de alimentos de elevado poder nutritivo provenientes da horta pedagógica/biológica.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta pedagógica/Biológica inserida no ambiente escolar é uma ferramenta bastante eficaz na formação integral da comunidade escolar e familiar. Esta desenvolveu um importante papel, pois alguns pais passaram a mudar, ou pelo menos tentar mudar, seus hábitos alimentares nada saudáveis e outros criam em casa pequenas hortas sob a orientação da formadora.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita consoante a necessidade do solo (água e adubo orgânico, mondas e sachas), das plantas (desbaste), e, dos ataques das doenças e pragas (controlo e combate com métodos preventivos e/ ou curativos). As tarefas estão a cargo do responsável de cada bancada.
Como é feita a preparação do solo?
Primeiramente faz-se uma análise de solo que permitirá obter informação sobre o tipo do solo, os seus nutrientes, o pH e a percentagem da matéria orgânica presentes no mesmo. Esta prática agrícola é importante, pois permite saber em que condições se encontra o solo e que correções serão necessárias fazer. É na fase de correção que se deve aplicar o composto produzido nos compostores, rico em nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas da horta Pedagógica/Biológica. De seguida faz-se a mobilização do solo e o controlo de infestantes (solarização). Depois desenha-se uma estrutura em bancada (talhões) em tiras. A estrutura tem bancadas horizontais, verticais e diagonais com corredores que servirão para tratar de cada bancada sem pisar as culturas. A altura de cada bancada é de 40centimetros. As bancadas são constituídas por uma carga de composto, cavadas em profundidade. É importante trabalhar a partir de corredores de cultivo de forma a evitar a sua compactação. Depois de alcançar uma altura de 40centimetros é passado um ancinho para conseguir uma bancada uniforme. Por último põe-se sobre a superfície da bancada dois ou três centímetros de composto. Depois de compactar ligeiramente lateralmente para evitar a perda de terra e permitir regar plantações sem perda de água.
É feita compostagem?
Sim
Quais as culturas / consociações instaladas?
Qualquer que seja a forma escolhida para se associarem culturas, o mais importante é saber dar a cada planta, o espaço, a água e luz que são necessários. A sobreposição conduz à perda de todos os benefícios resultantes duma consociação. • Alface--------------cenoura, pepino • Alhos---------------couve • Beterraba-----------cebola, couve rábano • Couve-flor---------aipo • Espinafre----------Morangueiro, feijão • Orégão-------------Todas as hortícolas
Como é feita a gestão da rega?
A água é da rede da escola. Os alunos interiorizaram os princípios da sua utilização racional que foram aplicados na rega da horta.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Com: • Substâncias de origem de origem animal e vegetal, • Microorganismos utilizados na luta contra pragas • Substâncias que só podem ser utilizadas em armadilhas • Plantas com propriedades fungicidas e insecticifugas.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Somente atividades agrícolas.