


Existe desde o início deste ano letivo.
30 m2
A Horta Biológica da Escola Básica Virgínia Moura, criada em setembro, tem uma função educativa, formativa e social. Ensinar a cultivar produtos mais saudáveis para a alimentação e a promoção de boas práticas agrícolas, desenvolver uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal, e social, bem como para a sua educação alimentar, assim como de atividades didáticas e de proximidade com a comunidade envolvente são objetivos desta Horta Biológica. Produtos hortícolas como ervilhas, alface e favas são alguns dos produtos que foram cultivados.
Promoveu uma interdisciplinaridade e demonstrou um planeamento integrado das atividades ao longo do ano numa perspetiva de diversidade disciplinar e integração curricular. Partilha de saberes intergeracionais (alunos da EB 2,3 e alunos séniores da Universidade Sénior de Moreira de Cónegos). Promoção de workshop sobre Alimentação Saudável e Económica.
Através da participação da Universidade Sénior de Moreira de Cónegos, que a título voluntário acedeu colaborar neste projeto compartilhando com os alunos a sua sabedoria baseada em técnicas ancestrais. Na participação do Workshop " Alimentação Saudável e Económica", com a utilização de alguns produtos da estufa. Venda a preço simbólico de produtos da estufa na Feira Medieval realizada na Escola, atividade aberta a toda a comunidade.
Valorização do trabalho na terra desconstrução de alguns preconceitos relativamente à atividade agrícola. Mudanças ao nível de aceitação e integração na alimentação de maior quantidade de legumes, para uma melhor alimentação. Valorização dos saberes culturais de outras gerações. Reconhecimento da importância da partilha de saberes entre gerações. Promoção do saber ser e saber estar em sociedade.
Foi definida uma metodologia que envolvia algumas fases do projeto: 1ª fase: Falar com Direção/ professores/ alunos do 8º ano de escolaridade – dar conhecimento, verificar disponibilidade de partilhar/cooperação entre turmas. 2ª Fase: Preparar estufa: - ver material disponível ( material de rega, roupa proteção, condições da estufa) - retirar plantas secas; sachar a terra; regar preparando-a para cultivo - pesquisar/ decidir o que plantar de acordo com a época, dividindo o terreno em áreas dentro da estufa ( fazer planta da estufa e ver o que os alunos podem trazer de casa- colaboração/ envolvimento indireto dos pais no projeto) 3ª Fase: Cultivo de plantas / alimentos na estufa Manutenção, rega controlada alternando turmas Colheita/substituição de plantações 4ª Fase Apresentação do trabalho desenvolvido na semana da saúde, à comunidade escolar (projeção de vídeos ou fotos, apresentação de uma salada dos nossos alimentos cultivados…).
- retirar plantas secas; sachar a terra; regar preparando-a para cultivo.
Sim
- Favas - Ervilhas - Alface - Nabiças - Alhos - salsa - Espinafres - beringela - couve ( ao longo do ano houve mudança de culturas, logo envio o croqui inicial)
A rega e feita pelos alunos envolvidos e com a colaboração dos funcionários da escola, intercalando os dias de acordo com a disponibilidade.
Não temos verificado graves problemas relativamente a esta situação. Na zona exterior da estufa, verificou-se alguns " piolhos" nas favas, que procurou-se eliminar borrifando as plantas com água e vinagre.
- Venda, a preço simbólico, de produtos na Feira Medieval - Workshop " Alimentação saudável e económica" aberta a toda a comunidade - Realização do vídeo " Previne-te em consciência" em parceria com Universidade Sénior de Moreira de Cónegos e Liga Portuguesa Contra o Cancro- Região Norte (ver site: http://www.youtube.com/watch?v=dOzS_FzLh4I )