


A horta existe à 6 anos.
Aproximadamente 24 metros quadrados.
A horta faz parte de uma educação ambiental, pedra angular da saúde. O contacto com "a terra" é fundamental para o equilíbrio emocional do homem e para os alunos é ainda um meio previligiado de adquirir vastíssimas competências. Inicialmente o espaço foi um "Jardim d' Aromas" , dividido em talhões cultivados por alunos, professores, encarregados de educação, funcinários e a Câmara Municipal. O objetivo deste projeto foi a redução do sal na alimentação. Posteriormente partiu-se para a plantação de hortícolas tendo como principal objetivo ajudar as famílias dos alunos mais carenciados.
O projeto que associou o "Jardim d' Aromas" à redução do consumo diário de sal, feito em parceria com o Centro Hospitalar do Vale do Ave, foi pioneiro a nível nacional tendo sido divulgado em alguns países e será publicado numa revista científica americana.
O envolvimento das famílias é indireto. Contribuem com produtos e principalmente com saberes.
A horta motivou muitos alunos para a prática da agricultura. Alguns professores, assistentes operacionais e outros utilizaram o espaço disponível para fazerem as suas próprias hortas. Serviu também para que alguns elementos da comunidade construissem a sua horta em varandas e terraços.
A rega é automática. A restante manutenção é feita pelos alunos do Clube de Jardinagem e por docentes e funcionários que têm a sua horta no mesmo espaço.
A preparação do solo é feita através da construção de camalhões que contêm o restolho e o composto produzido na escola.
Sim
Alface/Couve lombarda/Cebola/Couve galega/Feijão
A rega é gota-a-gota.
Esta monitorização é feita com a observação direta das culturas e o controlo das pragas seguindo o formulário da agricultura biológica.
Concursos de fotografia. Pequeno mercado. Confeção de alimentos.