


No ano letivo 2011/2012 foi criado um pomar na escola com laranjeiras e limoeiros e também um novo canteiro de ervas aromáticas situado no recreio da escola. No início do presente ano letivo, criou-se no pomar uma horta.
Horta de cerca de 120 m2 implantada num pomar de área de mais de 1000 m2
- Promover a sustentabilidade e o envolvimento da comunidade escolar; - Promover a participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal, e social, bem como para a sua educação alimentar; - Dinamizar núcleos de atividades na escola; - Proceder ao aproveitamento de espaços verdes existentes na escola; - Divulgar técnicas e métodos utilizados na agricultura biológica.
Esta horta é uma horta tradicional uma vez que, existe na escola muito terreno para cultivo. Tentou ser a recriação do processo de plantação e sementeira de acordo com a agricultura tradicional que se praticava nesta zona. A plantação de abóboras feita em todo o pomar junto às laranjeiras destina-se aproveitar o sistema de rega gota-a-gota.
As famílias envolveram-se no projeto, quer cedendo o estrume, sementes e plantas, quer através do intercâmbio de modos/técnicas de cultura (alguns pais são agricultores e participam com os seus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos). Participaram num Workshop sobre ervas aromáticas onde foram apresentadas as várias espécies e suas utilizações.
Os alunos foram envolvidos na organização da horta e promoveram a sua divulgação na escola. Foi feita uma proposta de participação no projeto aos diretores de turma e houve colaboração de algumas turmas que foram criando pequenos canteiros. Nas aulas de Ciências, algumas turmas utilizaram a horta para estudar certos conteúdos programáticos. Algumas plantações foram utilizadas pelo curso profissional de cozinha para confecionar alguns pratos. O canteiro das ervas aromáticas ficou localizado no recinto onde os alunos passam regularmente e as suas ervas foram bastante utilizadas na cantina escolar e pelo curso de cozinha, na cozinha pedagógica. No dia Eco-Escolas, foi apresentado o projeto aos alunos da escola por parte dos elementos dos núcleos.
No início a manutenção era feita apenas pelos alunos do núcleo Hortas Bio e pelos alunos de CEI que fazem parte de um núcleo de jardinagem. Duas vezes por semana, era feita a observação de culturas, arranque de infestantes, sacha e rega. Após novas plantações pelas turmas participantes, passaram também estas turmas a realizar estas tarefas pois na altura de maior calor passou a ser necessária uma rega mais frequente.
1º Delimitação de espaços e marcação. 2º Cava do terreno e fresagem da restante zona do pomar por elementos da Junta de Freguesia. 3º Colocação de composto e estrume. 4º Colocação das plantas e sementes
Sim
Batata, feijão, couve, abóbora, morangos, framboesa, groselha, tomate, aipo, amoras, morangos, cebolas, espinafres, alface e morangos. Consociação de feijão e couve
A rega é feita pelos alunos dos núcleos e das turmas envolvidas. No início era feita com regadores e posteriormente passou a ser feita com mangueira, a partir de um poço instalado no pomar. Na altura de maior calor é feita dia sim, dia não, nas horas de menor calor para não se perder tanta água.
A monitorização é feita por observação das plantas e arranque de partes doentes e contamos com joaninhas e sapos com abundância.
Workshop de ervas aromáticas inserido numa atividade organizada pela escola em que se abrem as portas à comunidade (“O Colégio (com) vida”); Aproveitamento de ervas aromáticas para confeção de refeições na cozinha. Não foi possível desenvolver mais atividades, pois o mau tempo prejudicou imenso este projeto, as plantações foram tardias e não foi possível colher antes dos alunos irem para férias. No entanto, os professores envolvidos darão continuidade ao projeto até se colher o que foi semeado/plantado.