


Já existe horta na escola há cerca de 6 anos.
72 m2 (12m x 6m)
Muitos pais dos alunos deixaram de ter a sua horta e, na escola, surgiu como uma oportunidade de aprendizagem. Assim, as crianças, terão tempo para observar e participar no tratamento da horta mais de perto e em contexto educativo.
Sobretudo pertinência, pois, muitos alunos não têm consciência da origem , tratamento e percurso de inúmeros alimentos que consomem.
As famílias, especialmente as avós de alunos, cedem sementes, plantas para colocar na horta(cebolo, batatas, penca, couve galega, alface) e até flores para o jardim que também tem uma área de 70 m2 aproximadamente.
A participação da família e o interesse e envolvimento da maioria dos alunos na preparação da terra, lançamento das sementes e a forma atenta como observam e protegem o crescimento das plantas.
A assistente operacional lança o desafio de que está na hora de semear ou plantar qualquer semente ou produto. Entre os professores vemos qual a turma que vai colaborar nessa tarefa. As restantes vão participando noutras ocasiões. No entanto, a turma que participa, faz um breve texto sobre o procedimento executado, o qual é exposto no placard do hall da entrada para ser consultado por todos.
É cavada a terra que será cultivada. Vai-se ao compostor retirar composto, espalha-se por cima da terra cavada e envolve-se com a ajuda de um ancinho. Só depois se colocam as sementes (alfobre) ou as plantas.
Sim
Neste momento temos na horta algumas batatas, favas, couve galega, poucos grelos e pouca alface. Temos salsa, hortelã pimenta, menta, alecrim, tomilho e pés de morangos. Com o aproximar da primavera começar-se-á a colocar diversos alfobres para futuras plantações na horta e partilhar com quem connosco também partilha alguns produtos.
Enquanto houver água do aproveitamento da chuva é com ela que se rega. Caso contrário é feita com mangueira oferecida pela Associação de Pais e que está ligada a uma torneira de um fontanário.
O problema que tivemos até agora foi os caracóis. Comprámos remédio para atacar num estabelecimento de produtos e sementes e a assistente aplicou depois dos alunos saírem.
A Associação de pais costuma participar na Feira Quinhentista Concelhia e leva sempre alguns produtos, os que existir na altura, para vender. Em outras ocasiões, distribuem-se aos alunos morangos e framboesas. Outros artigos faz-se pequenas vendas revertendo o dinheiro para compra de novas plantas ou para alguma necessidade da escola.