

A nossa horta existe desde 2009.
Cerca de 20m2
Despertar nos alunos o interesse e a valorização da horta visando a educação para a sustentabilidade, privilegiando a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos do currículo, servindo como estímulo e sensibilização para a participação, melhoraria ou construção de hortas familiares.
A comunidade educativa participa, de várias formas nos trabalhos da horta, mesmo fora do horário da escola. Os produtos são consumidos na escola e distribuídos pelos diversos alunos.
As famílias e alguns elementos da comunidade participam ativamente no projeto, quer na preparação do terreno, quer nas diversas tarefas ao longo do ano como lavrar, cavar, sachar, semear e também levando sementes e outros produtos.
Desde que têm a horta na escola, as crianças começaram a interessar-se por produtos biológicos e a conhecer os diversos procedimentos a ter ao longo do ano. Muitas vezes trocam esses conhecimentos com os "avós" com quem partilham o momento do almoço, no centro de dia.
Existem equipas formadas, que semanalmente, são responsáveis pela coordenação das diversas eco-tarefas da escola.
O solo do terreno que circunda a escola é muito seco e pouco fértil. Ao longo do tempo, o mesmo tem melhorado, uma vez que costumamos misturar grandes quantidades do composto resultante da compostagem. Este ano, já são evidentes melhorias nas culturas. Também utilizamos a cinza da caldeira, borras de café e estrume das nossas "vizinhas", as ovelhas.
Sim
Este ano, a horta ficou completamente destruída pelo temporal, assim como algum do espaço circundante da escola. Assim tivemos que começar novamente do zero. Semeamos alfobre de alface, rúcula, couve tomates e beringelas. Também plantámos, cenouras, alho francês, cebola, beterraba, pimentos e vários tipos de couve. Só conseguimos semear as batatas, no mês de maio. Plantámos novamente algumas plantas aromáticas ( manjericão, hortelã, tomilho, coentros e salsa) uma vez que dos anos anteriores, apenas o rosmaninho se salvou. Também replantámos morangueiros em floreiras construídas com garrafões.
A rega é sempre feita nas horas de menor calor, no início e/ou no fim do dia, usando a água da chuva que armazenamos nos bidões. Este ano, ficámos com a parte em que armazenamos a água vedada, uma vez que é a zona onde caiu um dos muros. Um dos alunos do 4ºano, elaborou e construiu um sistema de mangueiras que retira a água dos bidões e a transporta para a horta, simplificando o processo.
Temos um espantalho que afasta os passarinhos, usamos cinza para afastar os caracóis e as lagartas e algumas receitas caseiras que os alunos vão trazendo de casa, conselhos das amigas parceira D. Clarisse e D. Luísa que tem estufas e é a florista local.
Habitualmente usamos alimentos da horta para confecionar a refeição do dia da alimentação e de dias especiais; fazemos bolos e outros "mimitos" em vários momentos; partilhamos o que tiramos da horta com a comunidade; já fizemos uma feirinha com produtos hortícolas e ervas aromáticas.construímos todos os anos o Sr.. Espantalho da horta do Baguito. A horta é sempre um dos temas principais na construção dos nossos Eco-Códigos. Para o próximo ano, como ano Internacional da Agricultura Familiar estamos a projetar uma ação que integre as hortas familiares de cada aluno, de forma a haver uma maior interação e troca de práticas entre as crianças e toda a comunidade.