


A horta da escola existe há quatro anos.
A horta tem uma área aproximada de 50m2.
Esta horta foi criada no âmbito do projeto Eco-Escolas, e também devido à escola possuir em seu redor um terreno propício para o efeito.
Este é um projeto original, pois é dinâmico e permite uma maior participação de toda a comunidade educativa. Também porque incute na comunidade uma maior consciência cívica e ecológica.
No início da formação da horta foram convidados encarregados de educação, para ajudarem na preparação do terreno. Mais tarde foram convidados para visitarem o mercado de venda de produtos; para provarem uma sopa elaborada com os produtos da horta; na celebração do Dia da Mãe, onde foram servidos chás com diferentes ervas aromáticas da nossa horta e também na participação em palestras sobre a agricultura biológica e combate biológico de pragas.
Este projeto permitiu a aproximação dos encarregados de educação com a escola, mas sobretudo é um fator de motivação e interesse nos alunos, não só porque adoram atividades ao ar livre, onde são responsáveis pelo processo de cultivo, manutenção e apanha dos produtos, mas também porque este projeto é muito enriquecedor nas atividades da sala de aula, em todas as áreas curriculares (ex.: trabalhar as áreas e perímetros na matemática; as plantas no estudo do meio; a agricultura biológica na formação cívica; escrever notícias e outros tipos de texto na área de língua portuguesa...).
A horta está dividida em diferentes talhões, um talhão para cada ano escolar. Cada turma fica responsável por escolher quais os produtos que quer plantar e pela devida manutenção dos mesmos. Por vezes, durante a semana a rega da horta é efetuada também pelas auxiliares da escola.
No início do ano escolar contamos com o apoio do auxiliar de manutenção para limpar e cavar o terreno, de forma a prepará-lo para um novo ano de plantação.
Sim
As culturas existentes na horta são: alfaces; diferentes tipos de couve; favas; feijão; abóbora; batata-doce; cebola; tomates; morangos; ervas aromáticas; árvores de fruto (nespereiras, laranjeiras e limoeiro);
A rega é feita pelos alunos de cada turma, pois cada turma é responsável pelo seu talhão. Na primavera e verão, alturas de maior calor, devido à maior necessidade de água, a rega também é efetuada pelas assistentes operacionais.
Para o controlo de pragas foram cultivadas plantas aromáticas, que se encontram espalhadas pelo terreno.
Com os produtos que são recolhidos da horta são realizadas atividades como: mercados e venda de produtos (ex.: alfaces; cebolas; rabanetes...) e confeção de alimentos (ex.: para saladas do almoço dos alunos; sopas; sandes; chá com ervas aromáticas e doces de abóbora para oferecer no Dia da Mãe...).