

Iniciou-se em 15 de fevereiro de 2013
30 metros quadrados
-Sensibilizar a comunidade escolar para os benefícios da prática da agricultura biológica. -Promover a formação cívica e ambiental das crianças em termos de valores de preservação do ambiente, do desenvolvimento sustentável e da valorização do património natural. -Promover o consumo de alimentos saudáveis, nomeadamente vegetais. -Criar o gosto pela jardinagem e pela aquisição de conhecimentos sobre várias espécies vegetais, em especial as mediterrânicas. -Desenvolver atividades em articulação com o Lar de idosos de Santa Catarina favorecendo a troca de saberes intergeracionais. -Desenvolver parcerias educativas com instituições locais.
O facto de envolver no projeto crianças e idosos. As famílias colaborarem ativamente no projeto " Semear em casa/Plantar na escola"
Nas sementeiras de várias espécies hortícolas e plantação das mesmas; partilha de saberes e experiências relacionadas com a cultura local e nos convívios preparados pela escola.
Mudar hábitos de relacionados com o consumo alimentar; considerar o ambiente uma escola para a vida; conhecer a origem dos alimentos e a biodiversidade.
Elaboração de um quadro com a distribuição dos dias de rega pelas diferentes salas (em anexo). As crianças procediam ao retiro das ervas daninhas sempre que necessário. As construiram um espantalho, por sala, e placas de identificação dos produtos plantados e semeados, que foram colocados na horta.
Escavado, colocou-se estrume biológico, voltou a ser escavado, alisou-se a terra e abriram-se os sulcos para proceder à sementeira e plantações.
Sim
Cebola, feijão, alface, couve galega, ervilhas, espinafre, fava, tomate, rabanete, morango, framboesa, salva, sidreira, hortelã, abobora
Diariamente, pelo menos de manhã.
Pela observação direta, não se detetou a existência de qualquer praga.
Confeção de sopa de legumes e saladas frias. Degustação dos frutos existentes.