

Há 4 anos
30 m2
Os objetivos essenciais prendem-se com o envolvimento de alunos mais desmotivados e potencialmente "excluídos" numa atividade em que se sintam realizados.
Este projeto difere dos demais pelo facto de se possibilitar uma troca de papéis, em que alunos com resultados escolares pouco satisfatórios têm a oportunidade de "mostrar" o seu potencial na área da agricultura.
As famílias dão o apoio técnico, fornecendo as ferramentas necessárias para que os alunos desenvolvam o trabalho na escola. Assim, as famílias ficam responsáveis por aconselhar e a fornecer aos alunos as espécies a semear/plantar.
Apesar de apenas termos iniciado o projeto há cerca de um mês. Já temos tido o apoio de outros alunos que autonomamente tomaram a iniciativa de nos ajudar, construindo uma nova cerca para a horta.
A horta está dividida em 4 talhões e uma zona de compostagem. Cada dois alunos ficam responsáveis pela gestão de um talhão, sendo a zona da compostagem da responsabilidade de apenas um aluno.
Os alunos removeram todas as ervas daninhas existentes e colocaram composto em todos os talhões.
Sim
Para já ainda só plantamos repolho. Na próxima semana iremos plantar alfaces e também favas. Em cada talhão ficará uma espécie.
A gestão da rega será da competência do grupo de alunos por forma a introduzir de um modo prático o conceito da responsabilização.
Serão colocadas ervas aromáticas na delimitação da horta.
Pretendemos, no final do ano letivo, colher as espécies que entretanto plantamos/semeamos e realizar uma sopa biológica que será vendida no bar dos professores.