


3 anos
44 m2
- Atividade integrada no Plano Anual de Atividades na área temática do Ambiente, no âmbito da Educação Especial. - Oferecer aos alunos com Currículo Específico Individual (CEI) formação nesta área. - Incutir o gosto e a aprendizagem de práticas culturais inerentes à agricultura, praticada no meio em que o aluno está inserido. - Recuperar a horta existente no espaço escolar; - Envolver a comunidade escolar e famílias; - Promover a formação pedagógica dos alunos, no que diz respeito à produção de alimentos saudáveis através das práticas amigas do ambiente.
Incutir, em alunos com Currículo Específico Individual (CEI), o gosto e a aprendizagem de práticas culturais inerentes à agricultura e implementar diversas atividades na área da hortofloricultura.
Intercâmbio de experiências e oferta de sementes.
A manutenção da horta é feita consoante a necessidade do solo (água e adubo orgânico, mondas e sachas), das plantas (desbaste), e, dos ataques das doenças e pragas (controlo e combate com métodos preventivos e/ ou curativos). Nas interrupções letivas a manutenção é feita pelos assistentes operacionais.
É feita manualmente com o auxílio de enxadas.
Sim
Temos plantado/semeado: couves, alfaces, espinafres, ervilhas, favas, cebolas, cenouras, tomates, rabanetes, morangos, salsa, coentros, tomilho, erva-príncipe e hortelã.
A água é obtida de um furo artesiano existente no terreno da escola. A rega é feita manualmente pelos alunos, e apenas quando as temperaturas são elevadas e culturas necessitem.
As pragas - afídeos (piolhos) - são combatidas recorrendo a práticas de agricultura biológica, nomeadamente o uso de água de potassa (sabão azul diluído em água) e culturas intercalares.