


Há 2 anos
50cmx5m
Sensibilização da comunidade escolar para as espécies vegetais e o seu importante papel no mundo vivo e no quotidiano do ser humano. Responsabilizar a comunidade escolar pela manutenção de um espaço público partilhado. Interação entre a escola e casa em diversos momentos das suas rotinas/vivências. Fomentar a agricultura biológica e a compostagem no colégio.
O aproveitamento de um espaço de lazer para a comunidade escolar vivenciar momentos rurais, raros no espaço de habitação e convívio. Fomentar a expressão plástica para áreas mais práticas relacionadas com as matérias ambientais. Construção dos utensílios para a manutenção da horta e identificação das espécies cultiva através do uso de materiais originais e criativos (preferencialmente reutilizados).
As famílias irão partilhar tarefas de manutenção da horta, consumirão os produtos em partilha com a cozinha do colégio e orientam os filhos dando-lhes ideias e ajudando a concretizar as diferentes fases do projeto.
Curiosidade face ao mundo vegetal; melhoria do espaço de um espaço exterior atendendo à superfície verde criada; vivencia direta com o ciclo de vida das plantas, despertando o prazer de cuidar da horta e a manter a longo prazo; incentivar o consumo de legumes na alimentação dos alunos em casa e na escola depois de gostarem das suas cores e aromas pois até lá nem sempre são muito desejados.
Sob orientação das educadoras do pré-escolar e apoio dos funcionários e alunos e suas famílias irão partilhar as tarefas de manutenção da horta seguindo um calendário.
O solo é arado para revolver os sedimentos, permitindo o seu arejamento. É ainda adicionado o composto produzido no colégio com a colaboração dos alunos do 2.º e 3.º ciclos.
Sim
Metade da horta terá plantas aromáticas (salsa, coentros, por exemplo) e a outra metade legumes (bróculos, alhofrancês, entre outros).
Mediante um calendário de tarefas são os alunos os responsáveis pela rega da horta. Aos fins de semana são os funcionários que têm esta função.
Neste momento ainda não está prevista esta monitorização.
Quando as culturas permitirem irá confecionar-se uma sopa ou outros pratos com os legumes e aromáticas cultivados. Em termos curriculares a identificação das espécies é realizada pelos alunos orientados pelas educadoras e apoiados pelos pais, bem como o desenho da horta nas suas diferentes fases de desenvolvimento. Estes serão divulgados no âmbito de um pequeno projeto designado "Os arquitetos da horta".