Colégio dos Plátanos

a nossa horta bio

 
Canteiro/horta biológica (localização).
  • Canteiro/horta biológica (localização).
  • Primeiras culturas (espécies aromáticas).
  • Tipo de solo (arenoso com adição de argila e algum composto).
Canteiro/horta biológica (localização).
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
Visualização do crescimento de uma planta com flor cujo fruto é comestível, nomeadamente o morangueiro.
  • Visualização do crescimento de uma planta com flor cujo fruto é comestível, nomeadamente o morangueiro.
  • Vaso de sementeira criado pelos alunos do primeiro ciclo para sementeira de cenoura pelos alunos da infantil.
  • Várias fases de crescimento da salsa para aprendizagem do ciclo de vida de uma planta pelos alunos da infantil e do primeiro ciclo.
  • Forma dos alunos da infaltil sentirem no quotidiano as hortas comemorando as suas datas de aniversário com as plantas que vão conhecendo.
Visualização do crescimento de uma planta com flor cujo fruto é comestível, nomeadamente o morangueiro.
 
 
Recolha de algumas espécies aromáticas para os cozinhados lá de casa...
  • Recolha de algumas espécies aromáticas para os cozinhados lá de casa...
  • Recolha de algumas espécies aromáticas para os cozinhados lá de casa...
  • Ops... Fui apanhada! A canja hoje vai saber melhor com um pouco desta hortelã!
Recolha de algumas espécies aromáticas para os cozinhados lá de casa...
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 2 anos

Área aproximada da horta

50cmx5m

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Sensibilização da comunidade escolar para as espécies vegetais e o seu importante papel no mundo vivo e no quotidiano do ser humano. Responsabilizar a comunidade escolar pela manutenção de um espaço público partilhado. Interação entre a escola e casa em diversos momentos das suas rotinas/vivências. Fomentar a agricultura biológica e a compostagem no colégio.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O aproveitamento de um espaço de lazer para a comunidade escolar vivenciar momentos rurais, raros no espaço de habitação e convívio. Fomentar a expressão plástica para áreas mais práticas relacionadas com as matérias ambientais. Construção dos utensílios para a manutenção da horta e identificação das espécies cultiva através do uso de materiais originais e criativos (preferencialmente reutilizados).

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 7
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Área de Educação Pré-Escolar; Projeto Fastrackids; Programa Eco-Escolas
  • N.º de alunos envolvidos: 126
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 8
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 126

Como são envolvidas as famílias?

As famílias irão partilhar tarefas de manutenção da horta, consumirão os produtos em partilha com a cozinha do colégio e orientam os filhos dando-lhes ideias e ajudando a concretizar as diferentes fases do projeto.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Curiosidade face ao mundo vegetal; melhoria do espaço de um espaço exterior atendendo à superfície verde criada; vivencia direta com o ciclo de vida das plantas, despertando o prazer de cuidar da horta e a manter a longo prazo; incentivar o consumo de legumes na alimentação dos alunos em casa e na escola depois de gostarem das suas cores e aromas pois até lá nem sempre são muito desejados.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Sob orientação das educadoras do pré-escolar e apoio dos funcionários e alunos e suas famílias irão partilhar as tarefas de manutenção da horta seguindo um calendário.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é arado para revolver os sedimentos, permitindo o seu arejamento. É ainda adicionado o composto produzido no colégio com a colaboração dos alunos do 2.º e 3.º ciclos.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Metade da horta terá plantas aromáticas (salsa, coentros, por exemplo) e a outra metade legumes (bróculos, alhofrancês, entre outros).

Como é feita a gestão da rega?

Mediante um calendário de tarefas são os alunos os responsáveis pela rega da horta. Aos fins de semana são os funcionários que têm esta função.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Neste momento ainda não está prevista esta monitorização.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Quando as culturas permitirem irá confecionar-se uma sopa ou outros pratos com os legumes e aromáticas cultivados. Em termos curriculares a identificação das espécies é realizada pelos alunos orientados pelas educadoras e apoiados pelos pais, bem como o desenho da horta nas suas diferentes fases de desenvolvimento. Estes serão divulgados no âmbito de um pequeno projeto designado "Os arquitetos da horta".

 

Publicado por: Colégio dos Plátanos

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Professor coordenador da horta: Sofia Margarida Tendeiro Lima da Silva Martins