


10 anos
60 m2
- Promover junto dos alunos e respetivas famílias o consumo de produtos de origem biológica sensibilizando-os para as suas vantagens na alimentação. - Consciencializar os alunos e familiares de que os produtos de origem biológica são produtos que são produzidos de acordo com normas que visa, inteiramente, o respeito pelo ambiente e pelos animais. - Sensibilizar os alunos para a necessidade e importância das culturas biológicas de modo a minimizar o impacto humano sobre o ambiente. - Consciencializar os alunos e a comunidade educativa acerca do benefício de respeitarmos o ciclo de vida natural dos vegetais e legumes sem a adição de produtos químicos. - Promover a interação de todos os alunos nas atividades hortícolas e o contacto com técnicas de agricultura biológica. - Promover uma maior interação entre alunos e participação da comunidade educativa em atividades que permitem um maior contacto com a natureza e a sensação de estar ao ar livre.
- Existência de uma quinta pedagógica na qual está incluída a horta biológica e que inclui uma cabra, galinhas, patos, coellhos e pássaros. - A compostagem é feita pelos alunos, através da utilização do estrume produzido pelos animais da quinta e da recolha e aproveitamento do lixo orgânico produzido pela cozinha do Colégio. É utilizado um compostor. - Os alunos possuem hábitos de colheita dos produtos biológicos, os quais são levados à cozinha do Colégio para a confeção de receitas saudáveis (sopas e saladas variadas). - Realizam-se ateliers de culinária cujo a matéria-prima também são os produtos da horta. - Os produtos cultivados são divulgados na feira biológica do Colégio, onde a comunidade educativa tem oportunidade de comprar os produtos hortícolas produzidos pelos alunos, bem como, de verificar o trabalho desenvolvido pelos mesmos na manutenção da horta. Podem também comprar ou experimentar alguns dos produtos que confecionamos com esses mesmos produtos, como por exemplo, as compotas.
No geral, a comunidade escolar está toda envolvida. As famílias são envolvidas, desde o ínicio até ao final do ano sendo que os alunos solicitam a sua especial colaboração 1 vez por semana em grupos de 4 elementos (avós ou Pais). Esta escala é rotativa.
- Os alunos revelam maior satisfação/gosto ao consumir legumes e verduras que produzem na horta biológica e a incluí-los na sua dieta do Colégio; - Revelam uma curiosidade progressiva pelas atividade agrícolas e incentivam à diversidade de culturas existentes na horta; - Revelam uma maior consciência ambiental, bem como, um aumento do conhecimento relativamente à origem e à importância do consumo de produtos biológicos para a saúde humana; - Incentivam os Pais e familiares ao consumo desses mesmos produtos.
A horta é organizada pela coordenadora em parceria com os alunos e mediante os interesses e curiosidades dos mesmos. As tarefas, para além, de rotativas são organizadas em mapas.
- O Solo é cavado; - estrumado (com o produto de compostagem e estrume dos animais da quinta) - Semeado e plantado.
Sim
Dado o enorme interesse dos alunos pelas ervas aromáticas e por culturas como o tomateiro e a batata está previsto um crescimento de culturas na nossa horta biológica. Porém, neste momento, existem brócolos, couve galega, alfaces frisadas, alho francês, cenouras, alhos, cebolas e couve-flor.
Cada sala está escalada para fazer a gestão da rega dia sim, dia não.
Manualmente
É realizada a feira de produtos biológicos intitulada "produtos da Terra" onde vendemos os nossos produtos hortícolas mas também as nossas compotas confecionadas a partir de produtos da horta.