


Existiam desde há seis anos pequenos canteiros, essencialmente de plantas aromáticas. Neste ano ampliamos o projeto.
Aproximadamente 40 metros quadrados, divididos em 4 canteiros.
Os objetivos estão inseridos numa politica ambiental, de proteção e conservação do ambiente, prolongando a filosofia dos projetos em que estamos envolvidos. Transmitir aos alunos a importância da agricultura e da produção biológica dos produtos a serem utilizados na nossa alimentação. Utilizar o composto orgânico produzido no ano anterior. Fazer com que os alunos adquiram conhecimentos de todo o processo: sementeira, plantação e tratamentos das plantas, utilização e manuseamento das ferramentas utilizadas. Desenvolver o espírito de cooperação no grupo, promovendo a organização e interajuda entre os elementos. Articular com a família e comunidade.
A pretensão da realização de uma horta vertical, com a plantação de morangos em garrafões de água vazios, colocados no muro por detrás dos canteiros, mas que não vingou por causa das condições climatéricas. Podemos considerar a iniciativa de construir a nossa horta biológica original, uma vez que, não é muito comum ter horta que produza no recreio da escola! Os nossos canteiros estão bem organizados, os legumes crescem formando pequenos retângulos por espécies. As sementes e as plantinhas foram fornecidas pelas famílias, a terra foi transportada pela associação de pais, as plantas aromáticas foram oferecidas pela Quinta de Penteeiros.
As famílias ofereceram sementes e plantas para plantar. A associação de Pais tratou de colocar a terra fertil e arável, nos canteiros, fazer a estrutura base, colocando barrotes a segurar e dividir a terra em quatro canteiros.
A associação de pais achou a ideia interessante e ajudou na criação da horta, na medida em que arranjou terra para ampliarmos os nossos canteiros. Os pais participaram com plantas e sementes. Os alunos sentiram-se motivados e desenvolveram hábitos de responsabilidade ao terem que regar, tirar ervas e vigiar o seu canteiro. Os canteiros ficaram viçosos e produziram bem, os alunos sentiram-se recompensados pelo seu trabalho. Os produtos colhidos estão a ser utlizados na cantina. Os alunos adquirem hábitos de reciclagem ao aproveitarem os "restos" biológicos para o compostor. Com estas atividades transmite-se aos alunos e às famílias conhecimentos sobre a compostagem, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Cada canteiro pertencia a duas turmas. Os alunos organizaram-se em grupos, sob a orientação da professora, para fazerem as regas, arrancar as ervas espontâneas e a "vigilância" nos intervalos da atividade letiva.
Para a preparação do solo, a associação de pais arranjou três tratores de terra, ampliando e subindo de nível os pequenos canteiros que já tinhamos. O solo original é bastante argiloso, duro e com bastantes fragmentos de rocha. Nas plantações colocamos composto orgânico, produzido no ano anterior nos nossos dois compostores. Continuamos, neste ano, com a produção de composto orgânico, para manter a manutenção das plantações, no próximo ano letivo. Os alunos já interiorizaram, desde a construção dos compostiores, há três anos, a preocupação de recolher restos orgânicos e as outras matérias primas necessárias.
Sim
Produtos agrícolas: couves, alface, ervilhas trepadeiras, feijão, cenouras, espinafres, alguns pés de tomate e tremoços. Há um canteiro de ervas aromáticas que foram oferecidas pela quinta de Pentieiros, com a qual temos desenvolvido vários projetos educativos, em parceria com a Câmara Municipal de Ponte de Lima, inclusive a compostagem, hortas pedagógicas (na quinta) e outras atividades relacionadas.
A rega é feita pelos alunos, em grupo pré-establecidos. Têm que transportar a água em baldes ou regadores de uma troneira próxima da horta.
É feita através da observação, depois, sob a orientalção das professoras, são retirados os caracóis, quanto a outo tipo de pragas não se verificou. Se tal se verificasse teríamos que arrancar essa plantações, ou cortar algumas folhas, para evitar a propagação do mal, uma vez que não se pode, nem deve, utilizar produtos químicos.
Os alimentos colhidos, foram e serão, utilizados na cantina, na confeção das refeições.