


Há horta existe há 2 anos.
24m2
A criação da horta não teve apenas como objetivo a dinamização de um pequeno espaço no recinto escolar, como também desenvolver uma maior motivação por parte dos alunos, tendo subjacente os conteúdos das diversas disciplinas e o cultivo de diversas plantas. É também importante na sensibilização dos alunos para uma alimentação saudável, contribuindo para a mudança de hábitos alimentares e despertando-os para o interesse pela natureza. Objetivos da criação da horta: Motivar o aluno para a preservação e proteção da natureza; Sensibilizar o aluno para a importância das plantações; Dinamizar os espaços exteriores; Desenvolver e implementar outras formas de ensino e de aprendizagem; Proporcionar aos alunos experiências de práticas ecológicas para a produção de alimentos, de tal forma, que possam transmiti-las à sua família; Dar a conhecer as ervas aromáticas utilizadas na alimentação; Observar e investigar o desenvolvimento das sementes e plantas; Fazer cálculos e medições, observando e controlando o crescimento das plantas; Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas; Promover a responsabilização dos alunos nas atividades da horta.
Grande participação dos alunos inscritos no Clube da Célula Ecológica e de alguns alunos do 6º ano de escolaridade, nomeadamente alunos que apresentam 15 anos e que têm interesses divergentes aos escolares.
Fornecimento de algumas plantas e sementes.
Nos alunos o impacto é notório, com o seu envolvimento direto na horta e com a proteção que lhe fazem, quando algum aluno a tenta danificar. Na comunidade com a recetividade dos professores, funcionários e pais, na venda de produtos realizada.
Com a orientação dos professores responsáveis fazem a manutenção do terreno com auxílio de algumas ferramentas e fazem o cultivo de uma determinada planta hortícola ou aromática. A repartição de tarefas é feita em função dos diferentes horários e alunos inscritos.
Com a orientação dos professores responsáveis fazem a manutenção do terreno.
Sim
As culturas são adaptadas à região. Foram cultivadas: abóboras, alfaces, couves, hortelã, melões, pimentos, rabanetes, salsa, coentros, tominho, morangos, erva de caril, alecrim e tomates.
Sempre que necessário é feita a rega.
Até à data não houve pragas nem doenças.
No final do ano letivo, decorreu uma plantação de ervas aromáticas, uma venda de ervas aromáticas e uma palestra sobre aromas e sabores.