Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Iniciámos a preparação da Horta no final do mês de Janeiro.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Um dos objectivos é a “ reestruturação”/ criação da Horta biológica EHTC (lado esquerdo do parque estacionamento traseiro da EHTC) e criar um espaço designado para o BIO Garden EHTC.
Iniciamos a preparação do espaço, para o cultivo de diferentes espécies (flores comestíveis_violetas, calêndulas, amores perfeitos.; ervas aromáticas_manjerição, tomilho, cebolinho, estragão, coentros, alecrim, hortelã, salsa; courgettes, rabanetes, alface, cenouras baby, beterrabas, tomates cereja, malaguetas e pimentos).
A nossa “Brigada Verde” (voluntários da EHTCoimbra ambiental) libertaram o espaço envolvente da horta (retiramos mesas, tampos e reorganizarmos os cacifos para fazermos futuramente berçários com sistema de rega capilar).
A turma de Gestão e Produção de Cozinha- A , inicou o processo de compostagem na EHTC (borras de café, cascas de legumes e frutas, saquetas de chá, paus secos e folhas secas ).
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Um espaço único de embelezamento e pedagógico para as turmas da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.
Este projeto tem por base favorecer o equilíbrio dos ecossistemas e da biodiversidade, tendo por base os ideais da Agricultura Biológica. A nossa horta (Bio Garden) prima pela conjugação de flores, plantas aromáticas e algumas espécies de pequenos frutos, no sentido de criar um espaço colorido e dinâmico. A criação deste espaço permitiu ainda a renovação de um espaço que estava cheio de resíduos e entulho.
Como são envolvidas as famílias?
As famílias tem sido uma mais valia no fornecimento de espécies.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A |Agricultura Biológica|, esteve presente ao longo do ano letivo (2012-13) no âmbito da atividade “Horta Biológica – Bio Garden”, a recuperação de um espaço que já tinha funcionado como horta este projeto permitiu sensibilizar para os benefícios deste tipo de agricultura tanto para o ambiente como para a saúde. Esta atividade despertou grande interesse na comunidade escolar, principalmente por ser uma escola de hotelaria com cursos de cozinha, pastelaria e restaurante/bar. Dando assim oportunidade aos futuros “chefes” de poderem seleccionar as espécies que necessitavam para as confecções, acompanhando o desenvolvimento das espécies e ter o privilégio de as poderem colher diretamente da horta, criando assim uma maior proximidade com terra e aos seus produtos, promovendo a consideração pelo trabalho das pessoas que se dedicam à agricultura e a valorização da agricultura biológica.
Para conseguimos revitalizar este espaço tivemos a colaboração dos nossos parceiros APPACDM e a Quinta da Terra, que com os seus conhecimentos técnicos nos elucidaram sobre os procedimentos a dotar, com os quais ainda dinamizamos ações de formação / sensibilização para a comunidade escolar e uma mostra de produtos biológicos. (ver fotos e certificado de sementes e plantas biológicas)
Nesta 1ª fase optamos pela plantação e sementeira de ervas aromáticas, por serem de fácil manutenção durante os 3 meses em que as escolas estará sem alunos, e visto que não haveria cozinha, pastelaria nem restaurante a funcionar, os produtos acabariam por se desperdiçar, assim retomaremos as plantações no mês de Outubro com a recuperação de cacifos danificados, realizado plantação de leguminosas, hortaliças e flores comestíveis. Prevendo-se uma pequena feira de venda de produtos biológicos da nossa horta, nas comemorações do Open Day 2014.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é da responsabilidade da Brigada Verde do programa Eco Escolas e Conselho Eco Escolas. As tarefas são divulgadas através do mapa semanal e mensal (facebook e por email).
Como é feita a preparação do solo?
A preparação dos canteiros, é feita com o auxílio de algumas ferramentas como enxadas, ancinhos e sachos. Após procedermos à limpeza do terreno (entulho, material para abate, pedras, restos de culturas e ervas) existentes no solo, reviramos a terra, colocamos estrume biológico e substrato. Após a preparação e nivelação do terreno, transplantamos as várias plantas (que foram anteriormente semeadas).