


O projeto está a ser desenvolvido desde Setembro.
2,5m2
Um dos objetivos prende-se ao facto de não existir uma horta biológica no nosso espaço escolar, sendo este um dos pontos fracos apurado aquando da realização da auditoria ambiental realizada no âmbito do Projeto Eco-Escolas. Igualmente pretendeu-se fomentar a interdisciplinaridade evidenciando-se, neste caso, duas disciplinas - Educação Tecnológica e Formação Pessoal e Social, seguindo as metas de aprendizagem das mesmas, nomeadamente os três Domínios: I - Tecnologia e Sociedade (Subdomínio – Tecnologia e necessidades humanas, Impacto social e ambiental e Consequências da tecnologia), II – Processo Tecnológico (Subdomínio – Objeto técnico e Organização de informação) e III – Conceitos, princípios e operadores tecnológicos (Materiais e comunicação). Procurou-se envolver toda a comunidade, valorizando as atitudes e valores e sensibilizando para a era tecnológica que atravessamos, com todos os aspetos positivos e negativos.
Toda a configuração e estrutura da horta, salientando-se a reutilização de embalagens, dando-lhes assim um novo ciclo de vida. Outro aspeto original é o facto de ser uma horta móvel, construída sobre uma estrutura que pode se transportada e estar presente em diversos espaços.
Estão envolvidas no que respeita ao apoio na pesquisa de informação, na aquisição da planta e da terra.
No que concerne ao impacto, este tem sido verificado quando vários elementos da comunidade escolar, incluindo também encarregados de educação, visitam o espaço e demonstram o seu agrado. Algumas ervas aromáticas produzidas estão a ser utilizadas nos bares e cantina da escola. Oficialmente a horta foi inaugurada no Dia 6 de Maio, dia comemorativo do aniversário da Escola, e dia escolhido para a celebração do Dia do Eco-Escolas.
Os alunos trabalham na horta no horário das disciplinas envolvidas no projeto. Cada aluno trabalha e trata da respetiva planta mediante a orientação dos professores e funcionários.
A preparação do solo foi realizada por cada aluno, que por sua vez investigou e trouxe terra vegetal que os próprios recolheram. Com o contributo de cada um (cerca de 0,5kg de terra) preparou-se o substrato total, adicionando também borras de café recolhidas pelas funcionárias do bar dos professores.
Não
A nossa horta tem as seguintes culturas/plantas: salsa, coentros, salva, arruda, hortelã vulgar, hortelã pimenta, erva doce, estragão, azedas, pimenta cayene, pimenta cherry bomb, erva cidreira, manjericão, funcho, cavalinha, oregãos, alecrim, camomila, lúcia-lima e tília. Algumas das plantas acima mencionadas possuem caraterísticas especiais, que permitem proteger as culturas, repelir insetos e lagartas assim como um efeito fungicida. São exemplos as seguintes plantas: alecrim, arruda, cavalinha, manjericão, erva cidreira e hortelã.
A rega tem sido feita com recurso a um aguador.
A horta está colocada dentro de uma mini-estufa sendo o controlo de pragas e doenças efetuado através da monotorização dos alunos, professores e funcionários envolvidos. Igualmente, as consociações criadas entre as plantas permitem um maior controle sobre essas problemáticas.
Visitas de estudo à mesma, registos fotográficos e em vídeos, divulgação no jornal e site da escola. Participação no Concurso “Hortas Bio” lançado pela AGROBIO e ABAE e fornecimento das plantas para confeção de alimentos e chás na cantina e bares da escola. Consoante a quantidade de plantas produzidas, será equacionada a hipótese de doar as mesmas a instituições do concelho.