


Desde 2009
Seis metros quadrados
O projeto tem como objetivo a criação e manutenção de uma horta pedagógica facultando a partilha de experiências e saberes. Com a criação da horta pretendemos: 1) Proporcionar oportunidades para as crianças observarem e compreenderem a origem de alguns alimentos. 2) Possibilitar todo um conjunto de vivências e experiências ligadas ao ciclo de vida das plantas 3) Sensibilizar as crianças para a importância de uma alimentação saudável, acompanhando todo processo de cultivo de alimentos que poderão ser consumidos posteriormente. 4) Dar a conhecer o processo da compostagem doméstica e sensibilizar para a importância da utilização dos resíduos
A originalidade do projeto consiste na participação ativa das crianças em todas as fases do processo de elaboração da horta: - Preparação da terra - Produção de fertilizante biológico através do processo de compostagem - Sementeira e plantação de espécies horticolas e aromáticas em dois periodos distintos (Horta de inverno e horta de primavera/verão) - Construção de um espantalho com material reciclado - Consumo dos produtos da horta em sopas, saladas, chás e outras atividades pedagógicas - Envolvimento ativo dos familiares. Pretendemos promover uma educação ambiental através de práticas ecológicas.
Foi transmitida a informação aos pais sobre as atividades que pretendemos realizar no âmbito do programa eco-escolas. A partir daí alguns pais disponibilizaram-se para participar na preparação e elaboração da horta: -Trazendo plantas e sementes e orientando a sua elaboração. - Proporcionando uma sessão de esclarecimento sobre o processo de compostagem - Fornecendo informação sobre as diversas espécies de plantas e sementes
-Fomentar o gosto e o interesse pelo cultivo dos nossos próprios alimentos e paralelamente incentivar o consumo de produtos mais saudáveis. -Sensibilizar para a necessidade de reutilizar residuos orgânicos, dimuniindo o lixo a ser transportado para os aterros. - Dar a conhecer as vantagens da utilização do composto orgânico em detrimento dos fertilizantes quimicos.
Inicialmente reunimos os 3 grupos de Jardim de Infância, onde são apresentadas as tarefas que são necessárias realizar e posteriormente todas as crianças participam em pequenos grupos na execução das mesmas.
O solo foi limpo, foram arrancadas as ervas daninhas e a terra foi revolvida. De seguida foi espalhado o composto (retirado do nosso compostor) e envolvido na terra. Procedeu-se a uma rega intensiva e o solo ficou em repouso durante duas semanas.
Sim
As culturas são: Horticolas - Alface, Cebola, Fava, Ervilha, Rabanete, Feijão, Courgete, Pepino, Couve, Pimento, Alho Francês, Espinafre, Brócolos, Tomate, Milho, Cenoura, Morango, Batata, Couve roxa. Aromáticas - Alfazema, Tomilho, Alecrim, Louro, Segurelha, Hortelã, Limonete, Coentros, Salsa Em relação à forma como são distribuídas as plantas na horta, temos como objetivo dar a cada espécie, o espaço, a água e a luz necessários ao seu desenvolvimento.
Cada grupo tem a responsabilidade de regar a horta num dia determinado da semana.
Não é feita.
Elaboração de um espantalho para a horta com material de desperdício. Participação num concurso de eco espantalhos. Confeção de alimentos (Sopa, saladas, chás...) Utilização de um compostor, em que são utilizados os resíduos orgânicos, provenientes do jardim de Infância (das refeições e da limpeza do espaço exterior)