


A horta e estufa existem na escola há 6 anos.
Temos cerca de 40 m2 mas já estamos a instalar uma nova área com aproximadamente 300 m2, que recebeu terra de qualidade e está a ser vedada.
Essencialmente, proporcionar a um cada vez maior leque de alunos, a possibilidade de contactar com a terra e os seus ciclos. Hoje a população torna-se urbana e faz com que os jovens desconheçam como se obtém muito daquilo que vem do sector primário. Possibilita-se igualmente a observação do que muitas vezes só conhecem pelos livros ou outros meios de informação.
A reprodução de centenas de carvalhos e sobreiros, vai possibilitar para o ano um reflorestamento de área considerável, em parceria com a junta de freguesia de Arrifana -Feira. É igualmente muito interessante a presença que mantemos na feira mensal apesar de não ser continua, pois somos inquiridos e incentivados no trabalho que fazemos com os jovens do clube.
As famílias dão a sua colaboração naquilo que é sugerido ou necessário, através do seu representante no conselho eco-escolas e da Federação de Associações de Pais.
O dia do agrupamento, foi criado à volta da venda dos produtos da horta, que inicialmente há cinco anos fazíamos no dia do eco-escolas. Hoje mesmo tendo-se alargado a realização a outras actividades, mantém-se uma grande atractividade para as nossas actividades, somos inclusive visitados por alunos de turmas dos jardins infantis aos quais fornecemos folhas de amoreira para os seus bichos da seda. Este ano conseguimos reproduzir uma amoreira por estaca que para o ano lhes vamos oferecer.
Existem dois grupos com horário semanal, que se revezam com o acompanhamento de um professor, nas tarefas a realizar nos diferentes momentos.
O solo é trabalhado com enxadas e ancinhos manualmente. Damos preferência ao envasamento das espécies para assim podermos trabalhar o ano inteiro, porque senão, como somos do norte litoral de inverno seria difícil trabalhar com as condições climatéricas. Na área que estamos a ultimar, vamos fazer talhões para os jardins infantis e escolas do primeiro ciclo. Iremos fazer um pequeno lago de agua doce e um canteiro de aromáticas para fornecer à cantina.
Sim
Reproduzimos essencialmente espécies autóctones de árvores e arbustos e plantas ornamentais trazidas pelos alunos. Reproduzimos por semente, estaca, bolbo, rizoma, etc.
Usamos água da chuva apanhada em reservatórios e água não tratada de um furo existente na escola.
A horta é "bio" pelo que não usamos qualquer produto químico (pesticida ou herbicida). Os alunos são convidados a respeitar todas as formas de vida e o equilíbrio dos ecossistemas.
Presença na feira dos 4 de Arrifana.