


Há cerca de 3 anos
307,4 m2
É motivar as crianças a plantar as suas próprias culturas e motiva-las a não ter vergonha de ser agricultor. Isto porque a agricultura é o futuro da Madeira.
O projeto foi elaborado apresentando-se enquadrado no meio onde os alunos se inserem, tendo em consideração o seu desenvolvimento pessoal e curricular presente e futuro e fomentando o seu envolvimento e empenho em todas as actividades.
No fornecimento de sementes e plantas.
Além do trabalho prático, os alunos fizeram alguns trabalhos académicos relacionados com o tema. É de salientar que são alunos da turma de Currículos Alternativos e fizeram esta pesquisa inicial sobre "o que é a agricultura biológica?" pois, embora vivam no meio rural, não conheciam este tipo de agricultura (nem os seus encarregados de educação, embora cultivem a terra).
Através de uma parceria com um estagiário da Câmara Municipal. Foram os alunos que ficaram responsáveis pelos trabalhos desenvolvidos, sendo orientados pelo estagiário da Câmara Municipal.
Antes da preparação dos canteiros foi feito uma limpeza do terreno com auxílio de algumas ferramentas como enxada e carrinho-de-mão. Com auxílio de uma enxada, o terreno foi mobilizado com uma profundidade de aproximadamente 15 cm. O próximo passo foi retirar algumas pedras de maior dimensão e os canteiros foram nivelados.
Sim
Inicialmente plantaram-se ervas aromáticas (funcho, oregãos, salsa). As consociações foram realizadas dependendo das culturas/ sementes que os alunos trouxeram de casa (Feijão, acelgas, couve, alface, repolho, cebolo, beterraba).
A rega é feita com um sistema de rega, e foi colocado 1 aspersor em cada canteiro. Pontualmente usou-se a rega manual.
O controle de pragas foi feita através da manutenção do equilíbrio do ecossistema agrícola é, para a agricultura biológica, a melhor forma de prevenir pragas e doenças, isto porque permite a existência de uma diversidade de seres vivos que são verdadeiros auxiliares do Homem, na prevenção de pragas e doenças das hortas.
Minimercados e confeção de alimentos (excedentes do mercado foram encaminhados para a cantina da escola)