2024-2025 | Jardim de Polinizadores

Jardim de Polinizadores

Os insetos polinizadores (como abelhas, borboletas, besouros e moscas) desempenham um papel essencial na manutenção da biodiversidade e na produção de alimentos. Numa horta biológica, estes pequenos seres vivos são fundamentais para garantir que as plantas frutificam e se reproduzem de forma saudável, já que muitos cultivos dependem da polinização cruzada para produzirem frutos e sementes. Ao transferirem o pólen de uma flor para outra, os polinizadores aumentam a produtividade da horta e, consequentemente, a variedade de alimentos frescos e nutritivos disponíveis.

A criação de um jardim ou canteiro de polinizadores é uma prática muito benéfica para qualquer horta biológica. Estes espaços são criados para atrair e apoiar uma diversidade de insetos polinizadores, oferecendo flores ricas em néctar e pólen, além de abrigo e recursos para a reprodução desses insetos. Ao cultivar plantas específicas que atraem polinizadores, como a lavanda, o girassol, alecrim e margaridas, podemos aumentar a presença destes insetos na horta, promovendo um ciclo natural de polinização e, ao mesmo tempo, contribuindo para a saúde do ecossistema local.

Além disso, ao integrar jardins de polinizadores nas hortas biológicas, estamos não só a otimizar a produção de alimentos, mas também a criar um ambiente mais equilibrado e sustentável, favorecendo a preservação de espécies e a manutenção de um solo fértil e saudável. Deste modo, a instalação de canteiros de polinizadores é uma maneira simples e eficaz de fortalecer a conexão entre a horta, a natureza e a sustentabilidade.

O desafio lançado para o ano letivo 2024-25 às Eco-Escolas é a criação de um jardim de polinizadores e a sua divulgação à comunidade escolar e local.

Os objetivos são:

  • Investigar acerca do ecossistema da horta;
  • Potenciar a ligação dos alunos à horta e o seu envolvimento nas tarefas relacionadas com a mesma; 
  • Alertar para a importância dos insetos polinizadores (como abelhas, borboletas, e outros) para a preservação da biodiversidade.
  • Promover a cooperação e trabalho em grupo;
  • Desenvolver a criatividade e sentido estético;


Destinatários

Este desafio destina-se a todas as escolas que se encontrem a implementar o Programa Eco-Escolas.

Atividade

Pretende-se que os alunos:
– criem um jardim de polinizadores no espaço escolar, de preferência integrado horta biológica da escola.
– realizem uma exposição educativa para divulgar à comunidade escolar o trabalho realizado.

Jardim de Polinizadores:
Em primeiro lugar, é importante determinar uma área da escola que seja adequada para o jardim de polinizadores. Se possível, escolher um espaço integrado na horta da escola, de modo a permitir uma interação mais natural entre as plantas que atraem polinizadores e os cultivos da horta.
Posteriormente, devem ser selecionadas as Plantas: os alunos, com o auxílio dos professores, devem pesquisar e escolher flores e plantas que atraem polinizadores, como por exemplo:
Flores: lavanda, girassol, margarida, alecrim, sálvia, trevo, manjericão.
Plantas com néctar e pólen: algumas ervas aromáticas como tomilho e orégãos.
Após a plantação e durante os cuidados do jardim, devem monitorizar a visita dos polinizadores. Os alunos podem registrar suas observações num diário ou através de fotografias.

Exposição didática:
Pretende-se, através da realização de uma exposição didática, que seja apresentado o jardim de polinizadores à comunidade escolar.

O formato é livre, contudo deverá ser incluída a seguinte informação:

  • Descrição das plantas do jardim de polinizadores: nome das plantas, as suas características e os polinizadores que atraem.
  • Informações sobre os polinizadores: tipos de insetos que visitam as flores, como abelhas, borboletas, besouros, moscas (entre outros), e a importância desses polinizadores para o ecossistema.
  • Como cuidar do jardim de polinizadores: práticas que contribuem para a criação de um ambiente favorável aos polinizadores.

Sugestão: poderá ser organizado um dia de exposição na escola, onde os alunos poderão apresentar o jardim e o que aprenderam sobre polinizadores para os colegas, professores e pais. Durante a exposição, os alunos podem realizar uma visita guiada, explicando o processo de criação do jardim e as funções dos polinizadores nas plantas da escola.

Informação Solicitada

Para participar no desafio, as escolas terão de enviar através da plataforma Eco-Escolas:

  • conjunto de fotografias do jardim de polinizadores (máx. 6)
  • conjunto de fotografias das espécies de plantas do jardim (máx. 6, uma espécie por foto)
  • breve apresentação do jardim de polinizadores e descrição de como foi elaborado, quais os materiais utilizados e o envolvimento dos alunos em todo o processo
  • conjunto de fotografias da vista geral da exposição (máx. 4)
  • conjunto de fotografias de pormenores da exposição (onde é apresentada a informação solicitada) (máx. 8)
  • breve apresentação da exposição e descrição de como foi elaborada, quais os materiais utilizados e o envolvimento dos alunos em todo o processo.

Prazos

  • 28 de fevereiro de 2025: inscrição na atividade na Plataforma Eco-Escolas
  • 31 de maio de 2025: submissão dos trabalhos

Critérios de avaliação

  • Memória descritiva;
  • Qualidade da informação;
  • Originalidade e criatividade;
  • Resultado final
  • Envolvimento dos alunos

Júri

O júri será constituído por elementos da ABAAE, AGROBIO, elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas e por parceiros do projeto.

Prémios

A definir.

Inscrição

A inscrição e preenchimento do formulário com as informações solicitadas deverá realizar-se na plataforma das Eco-Escolas

Inspiração