Os Animais da Horta

Albufeira ( 2 trabalhos )

Escola EB1/JI de Vale Pedras (Albufeira)

O nosso trabalho foi realizado com fotografias que fomos tirando ao longo do ano. Realizámos pesquisa sempre que necessário na internet, com o intuito de verificar se essas espécies eram nocivas, procurando formas de combater biologicamente. No caso de animais […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB/JI Nº1 de Albufeira (Albufeira)

Todos os dias as crianças vão à horta à procura de insetos e depois no exterior ou dentro da sala conversamos sobre ele. Como se chama, o que come, onde vive,... e vamos procurar na net mais informações. Se não […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alcochete ( 1 trabalho )

Colégio Planeta Brilhante (Alcochete)

Ao longo de 3 semanas os alunos realizaram observações à horta e identificaram alguns animais presentes nas culturas. Posteriormente realizaram pesquisas sobre quais desses animais são benéficos e quais poderiam ser prejudiciais para as plantas. Todas as pesquisas foram realizadas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alenquer ( 1 trabalho )

Escola Secundária Damião de Goes (Alenquer)

O desfio foi lançado no âmbito de um dos conteúdos da disciplina de desenho: a ilustração científica. Cada aluno escolheu um inseto, pesquisou sobre o mesmo e teve de realizar várias ilustrações com algumas das técnicas usadas na ilustração científica: […]

Ver a página do trabalho aqui.

Almada ( 2 trabalhos )

Escola Básica n.º 1 do Laranjeiro (Almada)

Agrupamento de Escolas Professor Ruy Luís Gomes EB Nº 1 Laranjeiro Memória Descritiva 2020-2021 No âmbito do programa Eco- Escolas 2010-2021 as turmas do Pré escolar, da Escola Básica nº 1 do Laranjeiro, pertencente ao Agrupamento de Escolas Professor Ruy […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio O Sossego da Mamã (Almada)

O trabalho de pesquisa iniciou-se com a descoberta de alguns animais na nossa horta, depois fomos procurar na internet que mais animais podiam habitar nela. Á medida que íamos descobrindo, começamos a perceber que alguns eram benéficos e outros nem […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alvito ( 1 trabalho )

Escola EBI/JI de Alvito (Alvito)

Depois de apresentado o trabalho, foi feita uma visita guiada à nossa horta. Nessa visita por parte dos alunos e professores acompanhantes, foi possível identificar e fotografar animais benéficos e prejudiciais da nossa horta. Depois foram feitas ilustrações por parte […]

Ver a página do trabalho aqui.

Amadora ( 2 trabalhos )

Escola Básica 2,3 Almeida Garrett (Amadora)

Nas aulas síncronas os alunos realizaram trabalho de pesquisa, lendo algumas informações disponíveis em vários links disponibilizados pela professora. Escolheram dois animais benéficos e dois prejudiciais e fizeram um esboço do trabalho, a lápis. Enviaram para a professora corrigir. Nas […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de São Brás (Amadora)

Numa primeira fase abordámos o tema na sala de aula, quando foram transplantados os feijões da Experiência da Germinação, para as pequenas hortas que criámos nas diferentes salas, com vasos improvisados e reutilizados. Foram apresentadas imagens, onde as crianças puderam […]

Ver a página do trabalho aqui.

Anadia ( 2 trabalhos )

Centro Escolar de Arcos (EB1 de Anadia) (Anadia)

Os alunos do 3.ºA costumam ir muitas vezes à horta. Num dia em que observavam as plantas, encontraram muitas lagartas nas couves e piolho na salsa. Na procura de formas de combater estas pragas da horta, foi-lhes proposto participarem na […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 da Moita (Anadia) (Anadia)

O interesse por este tema já vem dos anos anteriores em que os alunos investigaram e aplicaram formas naturais de combater as pragas na horta da escola. No presente ano letivo, aprofundaram a investigação, fazendo um trabalho a pares, de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Arouca ( 1 trabalho )

Escola EB e Sec. de Escariz (Arouca)

O trabalho foi feito, voluntariamente, por duas alunos, que frequentam o clube eco-escolas, do 11º ano. Uma das alunas gosta muito de desenhar e achou aqui uma oportunidade para colocar em prática as suas habilidades e a outra aluna ficou […]

Ver a página do trabalho aqui.

Aveiro ( 1 trabalho )

Centro Social Paroquial da Vera Cruz (Aveiro)

A pesquisa foi feita na internet e foram escolhidos muitos animais do interesse das crianças e selecionadas várias imagens bonitas de diferentes espécies. Depois as ilustrações foram realizadas através de pintura em aguarela das cores e texturas principais de cada […]

Ver a página do trabalho aqui.

Barreiro ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)

O trabalho foi proposto na aula de Ciências naturais a uma turma de 5º ano. Com a flexibilidade do currículo, foi proposto aos alunos que fizessem a pesquisa na internet e o trabalho em word nas aulas de TIC. Os […]

Ver a página do trabalho aqui.

Benavente ( 1 trabalho )

CRIB - Centro de Recuperação Infantil de Benavente (Benavente)

Num primeiro momento tivemos a hora do conto com o livro "Ruca e a Horta" para falarmos sobre uma horta e todos os possíveis animais que nela habitam. Posteriormente escolhemos, em conjunto quatro e procedemos à sua decoração com diferentes […]

Ver a página do trabalho aqui.

Braga ( 1 trabalho )

Externato Infante D. Henrique (Braga)

Os alunos do 1.º ciclo tiveram algumas aulas sobre os seres vivos que vivem na horta, tendo feito uma pesquisa em TIC sobre os animais amigos e inimigos da horta. Dentro destes animais, cada aluno escolheu um animal amigo e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Cadaval ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária do Cadaval (Cadaval)

Idade dos alunos: dos 10 aos 17 anos Envolvimento dos alunos: O envolvimento dos alunos foi muito bom em todas as áreas, tal como será explanado na memória descritiva, salientando que os alunos quando vão para a horta escolar, tentam […]

Ver a página do trabalho aqui.

Caldas da Rainha ( 2 trabalhos )

Colégio Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha)

Para o trabalho de pesquisa foram consultadas as seguintes fontes bibliográficas: - A cientista agrícola (2020). Acabe com os caracóis e as lesmas de uma vez por todas! Métodos biológicos. Disponível em https://acientistaagricola.pt/combater-lesmas-e-caracois/. [Consultado em 13 de fevereiro de 2021]. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (Caldas da Rainha)

A turma foi divida em grupos. Cada grupos pesquisou as características de cada espécie, recolheu informação sobre as vantagens da presença das espécies benéficas na horta e como atrai-las, enquanto os outros grupos pesquisaram sobre as implicações/desvantagens da presença das […]

Ver a página do trabalho aqui.

Calheta (Madeira) ( 2 trabalhos )

Escola EB1/PE do Estreito da Calheta (Calheta (Madeira))

O nosso projeto teve início, nas aulas da Hora do Conto, com a leitura de alguns poemas do livro Bichos, bichinhos e bicharocos do escritor Sidónio Muralha. O “Bichinho de conta” foi o primeiro poema que lemos e a “Joaninha” […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE de Lombo do Guiné (Calheta (Madeira))

O tema do trabalho, "animais da horta" foi apresentado aos alunos do 2º ano. Inicialmente os alunos dialogaram sobre alguns conhecimentos já adquiridos sobre os animais benéficos e os prejudiciais. De seguida, realizaram pesquisas sobre os animais que suscitaram maior […]

Ver a página do trabalho aqui.

Câmara de Lobos ( 2 trabalhos )

Escola EB1/PE do Jardim da Serra (Câmara de Lobos)

Após a leitura do livro " Os bichos", os alunos do 4º ano foram desafiados a pesquisar nas aulas de TIC a vida de alguns insetos. Os alunos foram à horta e testemunharam in loco, o seu modo de vida. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 1/PE da Fonte da Rocha (Câmara de Lobos)

Este trabalho surgiu com uma pesquisa sobre o tema pelo terceiro e quarto ano. Foram feitos trabalhos individuais e em grupo dos quais foram selecionados os que aqui apresentamos. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Caminha ( 1 trabalho )

Escola EB1 Âncora - Lage (Caminha)

As pesquisas foram feitas na Internet pelos alunos mais velhos, nas aulas de TIC. Após visualização de fotos destes animais, os alunos mais novos fizeram desenhos e ilustraram-nos. Foram elaborados cartazes com as informações recolhidas, bem como apresentações em PowerPoint. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Cantanhede ( 1 trabalho )

Escola EB1 Gesteira (Cantanhede)

O trabalho de pesquisa foi feito na internet, pelos alunos com a ajuda dos EE, em sites recomendados pela professora coordenadora do Eco Escolas e sugeridos pela plataforma Eco Escolas. Os desenhos foram realizados em cartão reutilizado (caixas de cereais) […]

Ver a página do trabalho aqui.

Castro Daire ( 1 trabalho )

Escola Secundária de Castro Daire (Castro Daire)

O projeto foi dado a conhecer aos diretores de turma, via email, pela coordenadora do Eco - Escolas. Os diretores de turma deram a conhecer o projeto aos alunos das suas respetivas direções de turmas, tendo também divulgado os objetivos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Chaves ( 1 trabalho )

Escola Secundária Dr. Júlio Martins - Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins (Chaves)

A atual situação pandémica obrigou-nos a repensar a forma de ensinar e aprender. Para as nossas crianças a exploração do espaço exterior, passou a ser um meio privilegiado de novas aprendizagens e aquisição de competências. Foi sempre nossa premissa a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Coimbra ( 3 trabalhos )

Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (Coimbra)

Tendo em conta que este projeto foi lançado em tempo de confinamento devido ao COVID19 não houve oportunidade de pesquisar nas bibliotecas a literatura sobre o assunto. Os dois alunos Ana Salgado e Francisco Fonseca do 2º ano do curso […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês (Coimbra)

Na nossa instituição temos a Horta da Joaninha, e as crianças do pré-escolar gostam muito de cuidar da horta, nas mais diversas tarefas: arrancar ervas, regar, plantar, colher frutos, apanhar caracóis e outros bichinhos. De entre os animais que temos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio de São Teotónio (Coimbra)

Ao longo do 3º período, os alunos da "EcoBiocst" cuidaram da Horta e divididos em dois grupos, observaram várias espécies benéficas e prejudiciais.Em cada grupo, 4 alunos registavam em desenho. Em conjunto, já na segunda semana de maio, em sessões […]

Ver a página do trabalho aqui.

Cuba ( 1 trabalho )

Escola Básica Fialho de Almeida (Cuba)

Este trabalho envolveu os alunos de uma das turmas de 8º ano. Introduzimos o tema com visita à nossa horta escolar e a procura por alguns animais presentes na mesma. Seguidamente em sala de aula pesquisámos sobre animais que beneficiam […]

Ver a página do trabalho aqui.

Estarreja ( 2 trabalhos )

Escola EB 2,3 de Pardilhó (Agrupamento de Escolas de Pardilhó) (Estarreja)

Depois de ouvirmos a história “A horta do Simão”, fomos à descoberta Observámos a horta existente junto da escola, construímos uma horta e conseguimos observar alguns bichinhos. Pesquisámos em livros online e em colaboração com as nossas famílias percebemos que […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 de Pinheiro - Veiros (Estarreja)

" Os trabalhos de pesquisa foram realizados pelo grupo da educação pré escolar. Ao trabalhar na horta da nossa escola observamos pequenos animais que nos despertaram curiosidade.. Fomos para o computador e pesquisamos sobre a alimentação, habitat, locomoção e revestimento […]

Ver a página do trabalho aqui.

Évora ( 3 trabalhos )

Escola EB1 do Rossio de S. Brás (Évora)

Durante o confinamento, nas aulas de Oferta Complementar, em E@D, a Coordenadora Eco-Escolas apresentou o desafio aos alunos do 4º ano através da leitura e exploração oral de um documento informativo previamente enviado a todos, construído para esse fim a […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI da Vendinha (Évora)

Na primeira reunião do Conselho Eco-Escolas foram analisados os documentos com as informações sobre os desafios já disponíveis na página ecoescolas.abae.pt. Cada um dos alunos, em conjunto com as mães/encarregadas de educação que também estavam presentes, fizeram a inscrição naqueles […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Bairro da Comenda (Évora)

O tema foi apresentado aos alunos em E@D, no entanto só se desenvolveu em ensino presencial. Partimos do levantamento dos conhecimentos dos alunos, das hortas das famílias, especialmente dos avós e de algumas plantações que temos realizado na escola. Visualizou-se […]

Ver a página do trabalho aqui.

Fafe ( 1 trabalho )

Escola Básica de Arões S. Romão (Fafe)

No âmbito do programa Eco- Escolas 2010-2021, as turmas do Pré-escolar e do primeiro ano participaram no desafio proposto na atividade Hortas Bio nas Eco – Escolas, com a atividade “Os animais da horta. Na hora do conto ouviram a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Felgueiras ( 6 trabalhos )

Escola Básica de Santão (Felgueiras)

A turma foi dividida em cinco grupos com quatro elementos cada. Um grupo pesquisou a importância da joaninha, outro como atraí-la para os jardins. A pesquisa sobre a abelha foi feita por outro grupo e como atraí-la por outro grupo. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica e Secundária de Idães (Felgueiras)

No segundo período, durante o ensino à distância, os alunos das turmas 6.ºC e 6.ºD realizaram uma pesquisa na internet sobre animais benéficos e prejudiciais existentes nas hortas. Dos animais que encontraram, escolheram dois: um benéfico e um prejudicial. Para […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Caramos (Felgueiras)

Durante mais um isolamento profilático, foi apresentado aos alunos este desafio "Os animais da Horta". Foi-lhes pedido que em conjunto com os pais procedessem à pesquisa de dois animais "amigos" da horta e outros dois "inimigos". Quando regressaram à escola, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 de Vila Cova da Lixa - Centro Escolar da Lixa (Felgueiras)

A metodologia utilizada foi o trabalho de grupo. Formaram-se cinco grupos de trabalho, na turma 9 do 4.º ano, constituída por 15 alunos. Das espécies benéficas e prejudiciais na horta, cada grupo escolheu a que iria estudar. Cada grupo, trouxe […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Macieira da Lixa (Felgueiras)

Os vinte alunos da turma foram divididos em dois grupos. Dez alunos pesquisaram "amigos da horta" e os outros dez "os inimigos da horta". Para efetuar a pesquisa, os alunos recorreram aos sites/link fornecidos, selecionaram a informação mais importante. Desenharam […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Pinheiro (Felgueiras)

O tema foi proposto aos alunos. De seguida, de acordo com as orientações do regulamento, cada aluno selecionou dois animais benéficos e dois prejudiciais. Com ajuda dos pais, recolheram imagens ou desenharam os animais. Finalmente, acrescentaram a informação recolhida. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Figueira da Foz ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

O desafio foi lançado aos alunos de uma turma de 6º ano com o objetivo de identificar a diversidade de espécies encontradas na horta, qual a sua ação (benéfica ou prejudicial) e qual a forma de atrair ou combater. Os […]

Ver a página do trabalho aqui.

Funchal ( 3 trabalhos )

Escola EB1/PE de São Roque (Funchal)

Os trabalhos de pesquisa foram realizados em sala de aula, com a colaboração dos docentes titulares de turmas e pesquisas na internet. Depois de selecionar a informação, os alunos, sob supervisão dos docentes titulares de turma, realizaram as ilustrações e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE do Boliqueime (Funchal)

A coordenadora do programa apresentou o desafio aos alunos do 3º ano. Os alunos já tinham algum conhecimento sobre as espécies benéficas e espécies prejudiciais à horta. Fizeram uma visita à horta da escola e procuraram encontrar alguns animais. Os […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim Escola João de Deus (Madeira) (Funchal)

Os alunos da sala do Bibe Encarnado (4 anos) foram várias vezes observar a horta e descobrir os animais lá existentes. Depois de identificar os animais observados foi feita uma pesquisa sobre cada um deles. Numa segunda visita à horta, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Gondomar ( 2 trabalhos )

Escola EB 2,3 Frei Manuel de Santa Inês (Gondomar)

Os alunos pesquisaram o tema em livros, CD e internet . A ilustração das espécies foi feita com lápis de cor. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância do Baixinho (Gondomar)

Esta atividade surgiu das muitas visitas à nossa horta onde observamos diversos animais. Em diálogo com os grupos, ficou decidido que cada sala iria pesquisar sobre um animal benéfico e outro prejudicial para a horta. Uma vez que as famílias, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Guarda ( 1 trabalho )

Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Outeiro (Guarda)

Os alunos do 3º/4º anos foram desafiados para desenvolver este trabalho. Estes alunos foram distribuídos em grupos de trabalho, tendo como primeira tarefa identificar os animais prejudiciais e benefícios/auxiliares. Após a definição dos animais que cada grupo trabalhará passou-se à […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lisboa ( 6 trabalhos )

Externato de S. José (Lisboa)

O projeto dos Animais da Horta surgiu no âmbito do desafio lançado pelo Eco-escolas e enquadra-se nas atividades promovidas na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e TIC. No seguimento das atividades de dinamização da horta biológica, os alunos da turma […]

Ver a página do trabalho aqui.


Externato da Luz (Lisboa)

A presença de espécies benéficas e prejudiciais constitui um elemento fundamental numa horta biológica produtiva e sustentável. Animais polinizadores, como as abelhas e borboletas, contribuem para a polinização de cerca de 80% das plantas. Neste desafio propôs-se aos alunos do […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

Este trabalho foi realizado nas sessões de Núcleo Ambiental e de Artes Plásticas que se realizaram a distância, durante o 2º período, com a turma do 5º A. Houve uma 1ª abordagem ao tema, depois os alunos escolheram um animal […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Delfim Santos (Lisboa)

Memória Descritiva Objetivos: explorar a horta e sensibilizar para a importância da biodiversidade; aprender conceitos de sustentabilidade e de proteção da natureza. Participantes: alunos das 3 salas de Jardim de Infância (pré-escolar); alunos do 4º ano de escolaridade. Materiais utilizados: […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro de Educação e Desenvolvimento D. Nuno Álvares Pereira (Lisboa)

Ao longo de algumas semanas, nas aulas de ciências naturais, os alunos do 5ºA realizaram observações nas suas hortas e, principalmente, na horta da escola e identificaram alguns insetos e animais presentes nas culturas, no âmbito da biodiversidade. Em aula […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio do Sagrado Coração de Maria (Lisboa) (Lisboa)

O Colégio tem uma Horta Biológica com cerca de 80 m2 onde as salas do pré-escolar vão semanalmente explorar, cultivar e aprender coisas novas. Este projeto foi desenvolvido por uma das salas, com alunos de idades 3 a 4 anos. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Loures ( 4 trabalhos )

Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)

Para este desafio, foram escolhidos 2 animais benéficos (Apis melífera e Lombricus terrestris) e 2 animais prejudiciais (Talpa occidentalis e Arion ater). Esta escolha foi feita com base na observação dos animais que habitam na horta, com exceção da toupeira […]

Ver a página do trabalho aqui.


UDI S. João da Talha - Nuclisol Jean Piaget (Loures)

O projeto dos Animais da Horta surgiu no âmbito do desafio lançado pelo Eco-escolas. Os vários grupos do Jardim de Infância nas várias idas para a horta descobriam vários animais que deixavam as crianças bastante entusiasmadas. Mãos ao trabalho. Investigamos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio Integrado Monte Maior (Loures)

Para a elaboração deste trabalho começámos por fazer uma pesquisa por turmas. Cada turma pesquisou dois animais úteis à agricultura, às hortas e às plantas e um animal que se torna prejudicial às plantações. Elaboraram as respetivas ilustrações e aplicaram-nas […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo (Loures)

O trabalho foi realizado pelos alunos das turmas do 8º T1 e 8º T2 que pertencem às equipas Eco-hortelãos. Em primeiro lugar os alunos observaram o que existia na nossa horta e, posteriormente, fizeram pesquisa na internet. Assistiram também no […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lousã ( 1 trabalho )

Jardim de Infância da ADIC Vilarinho (Lousã)

Inicialmente começamos a fazer a observação dos animais que iam aparecendo na nossa horta. Depois procedemos ao registo fotográfico, quando possível, e à sua identificação. A seguir pesquisamos quais os animais benéficos e quais os prejudiciais para a horta. No […]

Ver a página do trabalho aqui.

Machico ( 1 trabalho )

Escola EB1/PE e Creche de Água de Pena (Machico)

A professora de TIC começou por apresentar o desafio aos alunos do 4º ano. Eles já sabiam que existem espécies benéficas e espécies prejudiciais às hortas. Depois de alguma troca de conhecimentos, oralmente, em conjunto, começou-se por fazer uma pesquisa […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mafra ( 1 trabalho )

Escola Básica S. Miguel - Milharado (Mafra)

As turmas responsáveis por este trabalho foram duas, uma de pré- escolar e outra de 1º ciclo. Quando de deslocavam semanalmente à sua horta, os meninos do pré- escolar identificaram e fotografaram os animais que encontraram. Depois ilustraram- nos e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Maia ( 2 trabalhos )

Escola Básica e Secundária do Levante da Maia (Maia)

O trabalho foi realizado durante o confinamento, utilizando a internet, principalmente, para pesquisa. Como o trabalho foi realizado a pares, decidimos tudo trabalhando em conjunto e utilizamos a plataforma ZOOM. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária do Castêlo da Maia (Maia)

Durante o confinamento, na disciplina de Geografia, os alunos do oitavo ano cultivaram plantas hortícolas e aromáticas em vasos. Posteriormente, na disciplina de Ciências naturais e no âmbito do programa Eco-Escolas, foram desafiados a investigar os diferentes animais que se […]

Ver a página do trabalho aqui.

Marco de Canaveses ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 de Alpendorada (Marco de Canaveses)

Após a proposta ao alunos da turma do 8º G reletivamente aos animais da horta, o entusiamo foi grande. Numa forma inicial todos com recurso aos seus smartphones fizeram pesquisa não só das sugestões que vinham descritas como exemplo da […]

Ver a página do trabalho aqui.

Marinha Grande ( 1 trabalho )

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

Os alunos do 3º ano, realizaram uma pesquisa com recurso a pesquisas on-line, onde identificaram várias espécies de animais benéficos e outros prejudiciais para a horta. Após a escolha fizeram a respetiva ilustração com lápis de cor e canetas de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mealhada ( 3 trabalhos )

Jardim de Infância de Quinta do Valongo (Mealhada)

No exterior existem imensos caracóis que atraem a atenção natural das crianças. Na sequência da plantação das alfaces, este ano, verificou-se que elas apareciam muito roídas. "Quem será?" Partiu-se para a observação no local, a olho nú e com lupas […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância da Pampilhosa (Mealhada)

Pesquisa com envolvimento das famílias,especialmente dos avós, Recorrendo a todas as estratégias possíveis. Fazendo a ligação à nossa horta biológica -plantas companheiras e outras metodologias biológicas As hortas biológicas promovem a biodiversidade; são amigas dos seres vivos (plantas e animais) […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Casal Comba (Mealhada)

Em diálogo com os alunos e após uma visita mais demorada ao espaço da horta fizemos uma lista de animais que encontraram... Em matemática, aproveitamos para fazer estudos de simetria e depois, em artes, cada um ilustrou o seu animal... […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mira ( 1 trabalho )

Jardins de Infância de Mira (Mira)

Partindo da história "da horta para a compostagem", de Maria Antónia Azevedo trabalhou-se os diferentes animais da horta e a sua função. O facto de haver horta na escola facilitou a observação direta. A ilustração partiu de pesquisa na internet. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Miranda do Corvo ( 1 trabalho )

Escola Básica de Semide (Miranda do Corvo)

Sugeriu-se aos alunos que pesquisassem, em casa, com ajuda dos seus familiares espécies animais benéficas/ auxiliares para a horta e espécies prejudiciais. Foi sugerida a consulta dos links aconselhados no desafio. Os alunos elaboraram os trabalhos e houve até quem […]

Ver a página do trabalho aqui.

Moita ( 1 trabalho )

Escola Básica da Moita (Moita)

Foi feito um trabalho de observação em algumas hortas de quintais, varandas e vasos. Também foi feito um trabalho de pesquisa. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Nazaré ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio (Nazaré)

Antes de começar a fazer o trabalho sobre Os animais da Horta , escolhi as quatro espécies que queria para este trabalho da Eco-Escola. De seguida pesquisei no Google como atrair joaninhas e abelhas, e como combater as lagartas e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Odivelas ( 1 trabalho )

Escola Básica da Pontinha (Odivelas)

Em algumas turmas, os alunos iniciaram o seu trabalho partir do estudo dos animais na disciplina de ciências da naturais pesquisaram os animais que habitam as nossas hortas e realizaram um BI de dois animais à sua escolha, um benéfico […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oeiras ( 2 trabalhos )

Colégio RiK&Rok Carnaxide (Oeiras)

Descrição do projeto: As crianças da sala 9 sempre demonstraram interesse nos animais existentes no espaço exterior. Quando souberam que o grupo de crianças da sala 7 ia construir uma horta, decidiram ajudar. Fizeram um levantamento dos animais que existiam […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio Santiago (Oeiras)

Após uma visita a uma horta, o grupo de crianças observou os animais que lá existiam. Já em sala as crianças dividiram-se em cinco grupos, elegendo por grupo um dos animais observados (formiga, lagartos, minhocas, lesmas, caracóis) Posteriormente, em pequeno […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oliveira de Azeméis ( 2 trabalhos )

Escola Básica e Secundária de Fajões (Oliveira de Azeméis)

O trabalho foi incluído nas atividades letivas da disciplina de Ciências Naturais. Aos alunos foi explicado o que era pretendido assim como a indicação de alguns sites que poderiam ser utilizados na pesquisa que teriam de desenvolver. Após a entrega […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Nogueira do Cravo (Oliveira de Azeméis)

No âmbito do programa Eco- Escolas 2010-2021 o grupo do Pré-escolar, decidiu participar no desafio Hortas Bio da Eco – Escolas, com o projeto “Os animais da horta.” Após a visualização “Horta Biológica – O Eco da Ecologia- de Daniel […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ourém ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)

Os alunos de Artes de 12º ano pesquisaram os animais benéficos e maléficos para a nossa horta produzindo ilustrações botânicas de elevado rigor técnico usando carvão, caneta e caneta micro com aguarela. A elevada qualidade dos trabalhos foi objeto de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ovar ( 1 trabalho )

Escola Básica Monsenhor Miguel Oliveira (Ovar)

Foi com muito entusiasmo que os alunos do 6ºano (turmas A e B), no âmbito do seu Projeto Interdisciplinar subordinado ao tema “A horta biológica”, abraçou o Desafio “Os animais da Horta”. Na modalidade do E@D, em pequeno grupo de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Paços de Ferreira ( 2 trabalhos )

Escola Básica de Frazão (Paços de Ferreira)

Foi proposta a todos os oitavos anos a realização de uma pesquisa de animais benéficos e prejudiciais para as hortas, nas aulas de Ciências Naturais e depois na disciplina de Educação Visual realizaram os desenhos ilustrativos e elaboraram os mesmos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária de Paços de Ferreira (Paços de Ferreira)

As ilustrações foram realizadas por alunos de 8º ano, nas aulas de Ciências e de Cidadania. A pesquisa foi realizada na internet e com a ajuda de informações fornecidas pela professora. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Paredes ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária de Paredes (Paredes)

Escola Básica e Secundária de Paredes Coordenadora Eco-Escolas: Professora Lídia Vale Trabalho desenvolvido em grupo turma (6.ºA, B, G e E) Tema: Os Animais da Horta “A prática de agricultura biológica na horta é considerada um agente promotor da biodiversidade, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Peso da Régua ( 1 trabalho )

Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia (Peso da Régua)

Foi proposto aos alunos que pesquisassem sobre animais benéficos e prejudiciais nas hortas. Depois de feito esse levantamento do nome das espécies, cada aluno escolheu uma espécie e fez uma pesquisa aprofundada sobre a mesma, recorrendo à internet. Posteriormente cada […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ponta do Sol ( 1 trabalho )

Escola EB1/PE de Vale e Cova do Pico (Ponta do Sol)

Os trabalhos de pesquisa foram feitos pelo grupo do pré escolar. Fizeram trabalho de projeto e investigaram sobre os diferentes animais que encontravam cada vez que iam à horta. Ao trabalharem na horta observavam pequenos animais e questionavam-se sobre eles […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ponte de Lima ( 2 trabalhos )

Escola Básica e Secundária de Arcozelo (Ponte de Lima)

As turmas do 5º ano foram desafiadas a participar no projeto “Os animais da horta”, uma vez que este vai de encontro aos conteúdos programáticos deste ano de escolaridade, e ao mesmo tempo, para envolver os alunos na horta biológica […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro Educativo da Facha (Ponte de Lima)

Este trabalho foi bastante prático porque se baseou na observação que realizamos no espaço da horta, estufa, pomar e jardim da nossa escola. Encontramos pulgões nas favas e ervilhas que semeamos e depois colhemos. Encontramos caracóis e lagartas nas couves […]

Ver a página do trabalho aqui.

Portimão ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 Júdice Fialho (Portimão)

Este trabalho foi proposto aos alunos, que o realizaram voluntariamente e com a orientação da professora. Escolheram as espécies sobre as quais queriam saber mais. Pesquisaram, desenharam as espécies e criaram os textos sobre as mesmas e que resultaram dessas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Porto ( 1 trabalho )

Colégio D. Duarte (Porto)

Este ano, à semelhança do ano transato e devido à situação de confinamento, desafiamos os alunos de oferta Complementar, onde trabalhamos na Horta, a participar no desafio Animais da Horta. Como o sexto ano já tinha trabalhado, no ano passado, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Póvoa de Varzim ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 Cego do Maio (Póvoa de Varzim)

Foi com muito entusiasmo que a Escola E.B. 2,3 Cego do Maio, Póvoa de Varzim, abraçou o Desafio “Os animais da Horta”. Os 4 alunos envolvidos no projeto supramencionado são da turma D do sétimo ano. De forma a pôr […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ribeira Brava ( 2 trabalhos )

Creche do Campanário (Ribeira Brava)

* […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE da Ribeira Brava (Ribeira Brava)

No âmbito do programa Eco-escolas da nossa escola, as turmas A e B do 2º ano resolveram investigar um pouco mais sobre as espécies que muitas vezes surgem nos jardins e hortas, como a da nossa própria escola. Então, nas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santa Cruz ( 1 trabalho )

Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula (Santa Cruz)

EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula Desafio: Animais da horta? Memória Descritiva: O desafio nacional “Os animais da horta?” foi apresentado pela coordenadora do Programa Eco – Escola, da nossa escola, numa reunião de Conselho Escolar, de modo a divulgar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santarém ( 2 trabalhos )

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

O Clube do Ambiente da escola cuida de uma pequena horta e os alunos da região quase todos têm um pequeno espaço onde plantam algumas culturas e outros fazem a sua horta na varanda ou pátio. Assim, quando surgiu o […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro Escolar Salgueiro Maia (Santarém)

Foram escolhidos materiais locais que proporcionassem buracos maiores e mais pequenos para responder às diversas preferências e características dos insetos. A organização do interior foi feita com espaços de diversos tamanhos, em função do volume de materiais que tínhamos à […]

Ver a página do trabalho aqui.

Seixal ( 2 trabalhos )

Colégio Guadalupe (Seixal)

Trabalho realizado pela turma B, do segundo ano. O trabalho de pesquisa foi realizado através dos iPads dos alunos com auxílio da professora de Science. Primeiro, foi pesquisado sobre a sustentabilidade do planeta, sobre a agricultura biológica e, por fim, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio O Cantinho dos Amigos (Seixal)

Este projeto surgiu após uma ida à nossa Horta pedagógica. No local, o grupo observou que algumas folhas dos legumes estavam ruidas. Em Conselho de cooperação decidiram ir pesquisar quem estava a prejudicar a horta. A investigação foi feita em […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sesimbra ( 1 trabalho )

Escola EB1/JI Pinhal do General (Sesimbra)

O desafio "Animais da Horta" foi abraçado pelas diferentes turmas que o desenvolveram em trabalho de projeto, em grande grupo ou em pequenos grupos. O trabalho de projeto recorreu a pesquisas variadas em livros, enciclopédias, internet... e os trabalhos finais […]

Ver a página do trabalho aqui.

Setúbal ( 2 trabalhos )

Creche e Jardim de Infância do Arco Íris (Setúbal)

Os trabalhos de pesquisa foram realizados pelos dois grupos de pré escolar, sempre que semanalmente tratavam da manutenção da horta. Quando estavam na horta observavam os pequenos animais que iam encontrando. Tentavam identificar. No computador pesquisavam sobre a alimentação, habitat, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Luísa Todi (Setúbal)

O desafio "Animais da Horta" foi realizado pelos quatro grupos do jardim de infância da escola EB Luísa Todi com um trabalho de projeto, em grande e pequeno grupo. A pesquisa foi realizada com recurso a livros, enciclopédias e internet. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sintra ( 4 trabalhos )

Escola EB1/JI Sintra (Sintra)

Realizar este trabalho foi muito divertido para as crianças, e foi também fácil de desenhar as espécies que elegemos para este trabalho uma vez que, a cada ida em que íamos trabalhar/aprender para a horta encontrávamos alguma destas espécies escolhidas. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Integrada/ JI D. Carlos I (Sintra)

Os alunos começaram por procurar e capturar em frascos de vidro pequenos animais na horta com a ajuda de lupas de mão. Os desenhos foram feitos a partir dos pequenos animais capturados, tendo estes sido posteriormente libertados novamente no mesmo […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Ferreira de Castro (Sintra)

Foi lançado o desafio a três turmas de 8ºano, na disciplina de Ciências Naturais, no âmbito da temática Relações Bióticas nos Ecossistemas. Em grupos de dois alunos escolheram dois animais, pesquisaram sobre os mesmos e realizaram uma ilustração livre das […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim-Escola João de Deus - Belas (Sintra)

Foi lançado o desafio à turma, de observarem e registarem através de desenho à vista os “bicharocos” que vivem na horta. Envolveram-se os encarregados de educação a participarem neste desafio, de modo a ajudar os seus filhos a investigarem nos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Tavira ( 1 trabalho )

Escola EB Horta do Carmo (Tavira)

Agrupamento Dr. Jorge Augusto Correia Ano Letivo de 2020/2021 HORTAS BIO na ESCOLA Jardim de Infância Horta do Carmo de Tavira Grupo B Educadora: Fernanda Guerreiro Os Animais da Horta Metodologia: O Grupo de crianças dos 4 aos 6 anos, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Torres Vedras ( 5 trabalhos )

Escola Básica de Freiria (Torres Vedras)

Escolhemos os animais a caracterizar porque são alguns dos que observamos mais frequentemente na nossa horta, à exceção da joaninha, que infelizmente não vemos tantas vezes como quereríamos. Selecionados os animais, foi distribuído o trabalho de modo a que cada […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)

No âmbito do programa Eco- Escolas 2010-2021, foi proposto à turma 31ºOA2 do Curso CEF Operador Agricola - Horticultura/Fruticultura a participação no desafio “Os animais da horta”. Os trabalhos foram elaborados após a aprendizagem dos conteúdos do módulo "Processos e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Ameal (Torres Vedras)

Numa primeira fase foi criada uma pequena horta com plantação de alguns vegetais e sementeira de leguminosas. Posteriormente as crianças foram observando o crescimento das plantas e os bichinhos que por ali surgiram, não só na horta como em todo […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI Dois Portos (Torres Vedras)

 O trabalho de pesquisa foi efetuado, pela aluna, através do Google, consultando os seguintes links: https://www.hortasbiologicas.pt/insetos-joaninhas.html https://pt.wikipedia.org/wiki/Joaninha https://www.planetahuerto.pt/revista/minhocas-da-terra-os-melhores-aliados-da-nossa-horta_00402 https://acientistaagricola.pt/cochonilhas-aprenda-a-identifica-las-e-a-combate-las-com-receitas-naturais/ https://www.hortasbiologicas.pt/pragas-mosca-branca.html  Os desenhos foram efetuados pela aluna recorrendo à técnica do decalque. Coloriu com canetas de feltro e lápis […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Fonte Grada (Torres Vedras)

No âmbito do programa Eco- Escolas 2010-2021 o jardim de Infância de Fonte Grada, com uma turma de 23 crianças, pertencente ao Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, decidiu participar no desafio “Os animais da horta” por ser uma atividade […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vale de Cambra ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária de Búzio (Vale de Cambra)

Partindo de pesquisa e fotografias registadas das espécies que habitam a horta da escola, os alunos do 12º ano realizaram os desenhos. Foram utilizadas diferentes técnicas e materiais. No próprio desenho foram registadas as caraterísticas solicitadas. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Valongo ( 1 trabalho )

Escola Básica de Sobrado (Valongo)

O trabalho foi realizado uma parte em casa, que foi a pesquisa. Na escola foi feita os desenhos. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Velas ( 1 trabalho )

JI/Creche Instituto de Santa Catarina (Velas)

Os trabalhos foram desenvolvidos na sala de Jardim de Infância. Cada animal foi explorado quer através de histórias (livro) quer com recurso a fantoches e observação direta no exterior. As técnicas utilizadas nos desenhos foram: pintura, recorte, colagem e estampagem. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vendas Novas ( 2 trabalhos )

Escola Básica Vendas Novas n.º 1 (Vendas Novas)

Escola Básica de Vendas Novas Nº1 2020/2021 Memória Descritiva “Os Animais da Horta”- Hortas Bio nas Eco Escolas No âmbito do Programa Eco- Escolas, a professora da disciplina de Geografia de 8º ano de escolaridade sugeriu a participação dos alunos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica dos Campos da Misericórdia (Vendas Novas)

Para a realização do trabalho sobre os animais da horta, os alunos fizeram pesquisas na internet com o auxílio das professoras, as quais também partilharam os seus conhecimentos. Os alunos trabalharam em grupo onde fizeram a escolha de 2 animais […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Cerveira ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira (Vila Nova de Cerveira)

Todas as turmas do Centro Escolar(Pré-escolar e 1º ciclo) da EB1 do S. Sebastião de Covas elaboraram os trabalhos apresentados com recurso a pesquisas on-line. Identificaram as espécies de animais benéficos e maléficos. Os alunos do 3º e 4º anos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Famalicão ( 8 trabalhos )

Escola Básica Vale do Este (Vila Nova de Famalicão)

Estando nós à distância, os alunos do 8º ano, foram desafiados a encontrar e fotografar animais nas suas hortas, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais. O objetivo era debater a importância dos seres vivos na agricultura e na saúde […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB/JI de Barranhas (Vila Nova de Famalicão)

A pesquisa sobre os animais teve início quando começaram a surgir os primeiros animais na nossa horta bio, que coincidiu com o estudo dos seres vivos e o estudo da agricultura e formas de agricultura sustentável. Assim, aproveitando esta circunstância, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Lagoa (Vila Nova de Famalicão)

Observação da horta e canteiros. Registos fotográficos. Os alunos realizaram pesquisas. Diálogo em sala de aula. Desenho e pintura dos animais. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Bairro (Vila Nova de Famalicão)

Os alunos fizeram pesquisa na internet e em casa, junto de familiares (pais, avós...) recolheram informação e fizeram a ilustração através da observação direta ou de gravuras recolhidas. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Agra Maior (Vila Nova de Famalicão)

Este ano letivo a nossa horta mudou de lugar. Durante o confinamento, as Sras. Assistentes operacionais prepararam uma surpresas para os alunos da escola. A nossa horta pequenina e quase sempre envasada, agora tinha um espaço delimitado por pneus, era […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Ruivães (Vila Nova de Famalicão)

Esta atividade foi elaborada pela turma do 1º ano. Após uma visita à nossa horta da escola, visualizamos um vídeo que identificava as diferentes espécies de animais que habitam nas hortas e jardins. Pesquisamos, na internet, quais os que eram […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Ribeirão (Vila Nova de Famalicão)

Os alunos do 6ºA na disciplina de Português depois de lerem o livro “O Rebanho perdeu as asas”, do plano Nacional de leitura, propôs-se a construção de diversas frases sobre as formas naturais de combater pragas. Na disciplina de Ciências […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Seide S. Miguel (Vila Nova de Famalicão)

Em assembleia de turma, estivemos a conversar sobre os animais que já encontramos na nossa horta e trocamos opiniões sobre a sua utilidade na manutenção da horta. Dividimos os que são benéficos e os que são prejudiciais. Fomos pesquisar na […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Gaia ( 5 trabalhos )

Escola Básica D. Pedro I (Vila Nova de Gaia)

"Uma amiga minha aconselhou-me um site e eu escolhi os animais da horta em que tinha interesse. Depois desenhei, numa folha à parte, os animais e também escrevi uma breve descrição deles. A seguir, fui confirmar o que referi no […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal (Vila Nova de Gaia)

O trabalho foi proposto aos alunos de 3.º ano de escolaridade, durante o período de aulas online. Após ter sido devidamente exposto e trabalhado oralmente pelos professores titulares, foi solicitado, na disciplina de Expressão Plástica, que cada aluno fizesse uma […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Afurada de Cima (Vila Nova de Gaia)

O projeto “Animais da horta” foi desenvolvido pelos alunos do 1.º ano. O tema surgiu naturalmente numa das visitas à nossa horta, pois ao cuidarmos das plantas facilmente encontrámos alguns animais: aranhas, caracóis, lagartas da couve, minhocas, abelhas, bichos da […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner (Vila Nova de Gaia)

Os projetos eco-escolas foram divulgados nas aulas de ciências naturais. O Diogo, do 6.ºF, decidiu participar nesta atividade, tendo realizado os desenhos e as pesquisas de forma autónoma, em casa. Depois enviou, por e-mail, o seus trabalhos para o coordenador […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 da Lagarteira (Vila Nova de Gaia)

Durante dois meses vimos crescer este pequeno projeto. Colocámos a germinar sementes, na sua maioria feijões, que vimos crescer e desenvolver até à fase da floração. Mais tarde, construímos a nossa pequena horta biológica, onde colocámos os feijoeiros e alguns […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Poiares ( 3 trabalhos )

Centro Escolar de Santo André (Vila Nova de Poiares)

Estudou-se em contexto de sala de aula os animais amigos e os prejudiciais para as hortas. Apresentou-se imagens e pequenos filmes, recorrendo aos meios audiovisuais. Foi registado em desenhos e fizeram-se pesquisas . Construíram-se espaços para atraírem algumas espécies. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro Escolar de Arrifana (antiga Escola EB1 de Arrifana) (Vila Nova de Poiares)

Este trabalho começou na disciplina de estudo do meio quando abordado o tema “O modo de vida dos animais”. Posteriormente os alunos fizeram uma pesquisa mais aprofundada sobre os animais benéficos e prejudiciais para a horta. Selecionaram os que mais […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro Escolar de S. Miguel de Poiares (Vila Nova de Poiares)

Procuramos através da internet e livros artigos sobre o assunto. Aprendemos o que são insetos (as suas características físicas e reprodução ). Aprendemos também sobre o caracol (como se chamam as diferentes partes do seu corpo, como se reproduz, do […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Real ( 2 trabalhos )

Jardim de Infância e EB do Prado (Vila Real)

Temos uma horta biológica que é trabalhada diariamente pelas crianças por isso todas estão muito recetivas às propostas à volta deste espaço. Neste período sobretudo, porque após a primavera os insetos polinizadores e outros surgem em grande número na nossa […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio Moderno de S. José (Vila Real)

Foi proposto este desafio aos alunos da turma de 4.º ano do nosso Colégio. Os alunos, juntamente com os seus pais realizaram a pesquisa e elaboraram os seus trabalhos recorrendo a variadas técnicas. Posteriormente, apresentaram os seus trabalhos à turma […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Verde ( 1 trabalho )

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)

Depois de um momento de debate sobre os animais que podemos encontrar nas nossa hortas, os alunos selecionaram um animal que seja benéfico e outro que seja prejudicial para as nossas plantações. Desta feita, cada aluno fez uma pesquisa sobre […]

Ver a página do trabalho aqui.

Viseu ( 1 trabalho )

Escola EB1,2 João de Barros (Viseu)

Começamos por conversar com os alunos sobre quais os animais que eles achavam que eram benéficos e prejudiciais para a horta e fomos apontando no quadro. A medida que iam dando exemplos de animais pesquisávamos na internet imagens dos mesmos. […]

Ver a página do trabalho aqui.