2025-2026 | Caminhos Coloridos

Caminhos Coloridos

A horta escolar é um espaço vivo de aprendizagem, experimentação e expressão. No entanto, é também um espaço de emoção, cor e criatividade, onde a arte pode florescer lado a lado com as plantas.
O desafio do ano “Caminhos coloridos” insere-se no âmbito do programa Hortas Bio nas Eco-Escolas, promovido pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Educação Ambiental. Este desafio tem como propósito incentivar as escolas a valorizar os espaços das suas hortas escolares através da criatividade, reutilização de materiais e promoção da estética e do bem-estar no ambiente escolar. Ao envolver a comunidade escolar e local, promove também a partilha de ideias e a apropriação positiva do espaço da horta como local de convívio, descoberta e inspiração.

Como?
Pretende-se que os percursos das hortas sejam transformados em trilhos decorativos e sustentáveis, que convidem à exploração e reforcem o sentido de pertença e orgulho pela horta escolar, integrando arte, natureza e sustentabilidade num mesmo projeto educativo.
Cada escola participante deverá planear, criar e documentar um ou mais caminhos decorativos dentro da sua horta, utilizando materiais naturais ou reciclados e privilegiando soluções sustentáveis. Estes percursos devem representar a identidade da escola e valorizar o espaço, tornando-o mais acolhedor, funcional e visualmente apelativo.
Os alunos deverão estar ativamente envolvidos em todas as etapas, desde o desenho do percurso até à execução e manutenção, sendo acompanhados por docentes e coordenadores Eco-Escolas.

As escolas deverão registar fotograficamente o processo, desde a fase de planeamento até à conclusão, e preencher o questionário descritivo disponível na plataforma Eco-Escolas, onde serão abordados aspetos como a escolha dos materiais, a metodologia de construção e o envolvimento da comunidade escolar.

Desafio do Ano – Caminhos Coloridos

O desafio consiste em transformar os percursos da horta em pequenos trilhos decorativos que convidam à exploração e tornam o espaço mais acolhedor e visualmente apelativo, estimulando a criatividade coletiva.
As escolas podem implementar caminhos utilizando pedras pintadas com padrões, flores, insetos ou conteúdo educativo sobre a horta, ou materiais reciclados, como paletes pintadas e mosaicos com azulejos partidos. O objetivo é transformar a horta num espaço que convida à exploração, promovendo expressão artística, trabalho colaborativo e valorização estética, enquanto se mantêm os princípios da agricultura biológica.
O registo fotográfico e o questionário também documentam esta componente criativa, permitindo partilhar os resultados com a comunidade escolar e com a rede Eco-Escolas.

 Concurso | Regulamento

Para participar no concurso de cartazes o trabalho a apresentar deve respeitar o presente regulamento.
Podem participar vários alunos e turmas. No entanto cada escola pode submeter apenas um trabalho a concurso.
O trabalho deve cumprir o regulamento apresentando todos os elementos solicitados.

Informação Solicitada
A participação no desafio implica:

  • Fotografias – Envio de um conjunto de fotografias (mínimo 3, máximo 6) que documentem o processo de criação dos caminhos coloridos, desde a fase de planeamento até ao resultado. 1 das fotografias deverá evidenciar o “antes” e o “depois”.
  • Reflexão dos alunos sobre o impacto da arte na valorização da horta: texto com a colaboração de pelo menos 2 autores que exprima essa reflexão
    Opcionalmente pode também ser apresentada em vídeo;
  • Memória descritiva que inclua:
    – A descrição das técnicas e materiais utilizados
    – Número e idade/escolaridade dos alunos envolvidos
    – Disciplinas envolvidas
    – Forma como foi envolvida a comunidade escolar

Critérios de avaliação

A avaliação do trabalho submetido a concurso terá em atenção os seguintes critérios:

  • Criatividade e originalidade do percurso decorativo;
  • Reutilização e sustentabilidade dos materiais empregados;
  • Envolvimento dos alunos e da comunidade escolar;
  • Clareza e qualidade da documentação apresentada (textos, fotografias ou vídeo);
  • Harmonia estética e integração do caminho na horta escolar;
  • Potencial educativo e contributo para o ambiente escolar.

Júri

O júri será constituído por elementos da ABAAE, AGROBIO, elementos da Comissão Nacional das Eco-Escolas e por parceiros do projeto.

 

Prémios

1º Prémio 
Kit completo para dinamização de uma horta escolar, composto por:

  • 1 kit da Bruga
  • Compostor
  • Substrato e adubo SIRO
  • Etiquetas de Bambu
  • Luvas de jardinagem
  • Conjunto de ervas aromáticas em vaso da Aromáticas Vivas e da Planta Livre
  • Sementes biológicas da Agrobio e das Sementes de Portugal
  • Ação de formação sobre hortas em meio urbano dinamizada pela Upfarming

2º Prémio 
Kit completo para iniciar ou reforçar uma horta escolar, composto por:

  • 1 kit da Bruga
  • Substrato e adubo SIRO
  • Luvas de jardinagem
  • Etiquetas de Bambu
  • Conjunto de ervas aromáticas em vaso da Aromáticas Vivas e da Planta Livre
  • Sementes biológicas da Agrobio e das Sementes de Portugal

3º Prémio 
Kit completo para iniciar ou reforçar uma horta escolar, composto por:

  • Luvas de jardinagem
  • Substrato e adubo SIRO
  • Etiquetas de Bambu
  • Conjunto de ervas aromáticas em vaso da Aromáticas Vivas e da Planta Livre
  • Sementes biológicas da Agrobio e das Sementes de Portugal

Menções honrosas

  • Etiquetas de Bambu
  • Luvas de jardinagem
  • Conjunto de ervas aromáticas em vaso da Aromáticas Vivas e da Planta Livre
  • Sementes biológicas da Agrobio e das Sementes de Portugal

Nota: O júri reserva o direito de anular a atribuição lugares de premiação, caso os trabalhos de cada escalão não se enquadrem nos critérios descritos ou não tenham a qualidade desejada.

 

Prazos

  • 28 de fevereiro de 2026: inscrição na atividade na Plataforma Eco-Escolas
  • 31 de maio de 2026: submissão dos trabalhos

Quem pode participar

Este desafio destina-se a todas as escolas que se encontrem a implementar o Programa Eco-Escolas.

Objetivos

  • Valorizar as hortas escolares enquanto espaços pedagógicos, criativos e sustentáveis;
  • Promover a integração da arte e da expressão plástica na educação ambiental;
  • Estimular o envolvimento ativo e colaborativo dos alunos, docentes e comunidade escolar;
  • Reforçar o compromisso das escolas com a sustentabilidade e a melhoria do ambiente escolar;
  • Contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, através da criação de espaços educativos mais inclusivos, ecológicos e apelativos.
  • Transformar os percursos das hortas em trilhos decorativos que convidem à exploração e à aprendizagem;
  • Incentivar a reutilização criativa de materiais, aplicando princípios de economia circular e redução de resíduos;
  • Desenvolver competências artísticas, ambientais e de planeamento nos alunos;
  • Estimular a observação da natureza e a ligação entre arte, ambiente e ciência;
  • Fomentar o trabalho em equipa e a responsabilidade partilhada na construção e manutenção dos espaços da horta;
  • Encorajar a continuidade das práticas sustentáveis e criativas ao longo dos anos letivos, assegurando a evolução da horta enquanto projeto educativo vivo e participativo.

Competências e aprendizagens
Através da participação neste desafio, os alunos desenvolvem competências como:

  • Criatividade e expressão artística, através da conceção e execução dos percursos decorativos;
  • Trabalho em equipa e espírito de entreajuda;
  • Planeamento e organização, na execução de um projeto prático;
  • Responsabilidade ambiental e valorização da reutilização de materiais;
  • Pensamento crítico e resolução de problemas, na escolha de soluções adequadas ao espaço e aos recursos disponíveis.
  • Comunicação visual e valorização estética do ambiente escolar.

Relação com os ODS
Este projeto contribui diretamente para as metas dos ODS

Inspiração